Canadá confirma envio de mísseis AIM-9 para a Ucrânia; outro pacote prometido em abril, com milhares de fuzis e metralhadoras pesadas, também será entregue

Míssil AIM-9 | Imagem por Peter Miller

OTTAWA, 26 de maio — O governo canadense confirmou, através de nota oficial divulgada após uma reunião da ministra da Defesa canadense e o Chefe do Estado-Maior da Defesa do Canadá com aliados e com a Ucrânia, que entregará um lote de 43 mísseis ar-ar AIM-9 para a Força Aérea ucraniana; país também anunciou que entregará um grande pacote de armas pequenas e metralhadoras pesadas que foram prometidos em abril, além de levar mais uma equipe médica de treinamento para treinar ucranianos na Polônia.

O míssil é uma versão do equipamento que foi utilizado para abater os polêmicos balões chineses que viraram notícia no último mês e provavelmente será utilizado com alguma adaptação em caças ucranianos de construção soviética MiG-29 e Su-27.

Desde o início da guerra, o país já entregou cerca de US$ 8 bilhões em auxílios à Ucrânia, incluindo pouco mais de US$ 1 bilhão em equipamentos militares (o valor total inclui o gasto com treinamento de soldados).

“O apoio do Canadá à Ucrânia é inabalável. Quando viajo pelo Canadá, vejo bandeiras ucranianas em casas, pequenas empresas e carros – porque os canadenses entendem que a luta da Ucrânia para se defender também é uma luta por soberania, liberdade e independência. Na reunião produtiva de hoje, discutimos as prioridades de defesa mais prementes da Ucrânia e reafirmei que o Canadá estará lá para apoiar a Ucrânia no curto e no longo prazo.” –ministra da Defesa canadense Anita Anand

Em breve, de acordo com o governo canadense, além de metralhadoras pesadas, o país também entregará cerca de 21 mil fuzis (quase 5 mil já na próxima semana) e 2,4 milhões de munições à Ucrânia.

Entre as entregas militares do Canadá à Ucrânia que foram realizadas até o momento estão sistemas de defesa aérea NASAMS (sistema utilizado na defesa da Casa Branca), obuseiros M777 155mm, 8 tanques Leopard 2A4, munições guiadas M982 Excalibur, fuzis, metralhadoras pesadas, granadas de mão, equipamentos canadenses de desminagem, e armas antitanque.

Confirmação visual de tanques Leopard 2A4 canadenses sendo embarcados em aviões ucranianos
Tanque canadense Leopard 2A4 sendo lavado por um soldado ucraniano
Confirmação de blindados leves canadenses ACSV LAV 8×8 em posse de soldados ucranianos
Confirmação visual de equipamentos canadenses de desminagem por controle remoto GCS-200 na Ucrânia

(Em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais