Flavio Dino toma posse no Supremo Tribunal Federal e deverá ocupar uma cadeira na Corte até 2043

Ministro Flavio Dino | Imagem por TV Justiça/@STF (transmissão oficial)

BRASÍLIA, 22 de fevereiro — Em cerimônia oficial com cerca de 400 convidados, o senador e ex-ministro da Justiça Flavio Dino tomou posse agora no Supremo Tribunal Federal e deverá ocupar a cadeira que pertenceu à ministra aposentada Rosa Weber até 2043.

Seguindo a agenda pública, Dino participará de uma Missa no lugar das tradicionais festas e jantares de posse.

O novo ministro, que é a segunda indicação deste novo mandato de Lula e que foi apadrinhado por Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, herdará 340 processos no Supremo. A indicação de Dino foi aprovada no Senado em dezembro do ano passado com 17 votos a 10 na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e 47 votos a 31 no plenário da Casa.

Transmissão ao vivo da TV Justiça (cerimônia de posse)

A vaga de Dino no Senado (ele foi eleito em 2022 para mandato até 2030) ficará com sua suplente Ana Paula Lobato (39), que tem formação em enfermagem, trabalha no ramo de aluguel de equipamentos e comércio de máquinas para construção, foi eleita vice-prefeita de Pinheiro (MA), e é esposa do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB).

A próxima indicação ao Supremo acontecerá apenas em abril de 2028, com a aposentadoria do ministro Luiz Fux.

Após Fux, os próximos ministros que serão substituídos na Suprema Corte por conta da idade são: Cármen Lúcia, em abril de 2029, Edson Fachin, em fevereiro de 2030, Luís Roberto Barroso, em março de 2033, Dias Toffoli, em novembro de 2037, Gilmar Mendes, em dezembro de 2038, Alexandre de Moraes, em dezembro de 2043, Nunes Marques, em maio de 2047, e Cristiano Zanin em agosto de 2051.


(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais