Veículo que transportava “fontes radioativas” é furtado em São Paulo

Imagens divulgadas pela CNEN

SÃO PAULO, 5 de julho — A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão ligado Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgou uma “nota à sociedade” dizendo um veículo que carregava material radioativo foi furtado na Zona Leste de São Paulo na madrugada do último domingo (30).

De acordo com a CNEN, o veículo que transportava o material foi estacionado por um funcionário em uma rua próxima à sua residência, descumprindo a norma que exige que os veículos sejam estacionados apenas em locais monitorados, e não foi localizado no dia seguinte.

A nota do órgão ainda diz que “a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde. Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia”.

O material radioativo está armazenado em embalagens de chumbo sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.

A Secretária de Segurança Pública de São Paulo emitiu uma nota dizendo que “diligências estão em andamento para recuperar o material e o veículo furtados e identificar o autor do crime”.

“A Polícia Civil investiga o furto de uma caminhonete. O carro, pertencente a uma empresa de equipamentos médicos, armazenava uma carga de materiais radioativos que foram coletados no RJ e seriam entregues no Paraná e em Santa Catarina. Diligências estão em andamento para recuperar o material e o veículo furtados e identificar o autor do crime” -SSPSP

Os materiais furtados haviam partido do Rio de Janeiro e tinham como destino o Paraná e Santa Catarina.

Até agora não existem mais detalhes ou atualizações sobre o caso.


(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Em coletiva, Lula admite que pediu a Xi Jinping intervenção no TikTok no Brasil e apoio do regime chinês na regulamentação das redes sociais

PEQUIM, 14 de maio — Ao ser questionado pela mídia brasileira durante uma coletiva de imprensa na China sobre um suposto desconforto causado por Janja Silva em um jantar que aconteceu na noite de ontem com Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan, o...