VIENA, 07 de dezembro — O governo austríaco anunciou há pouco uma data para o fim do lockdown nacional que foi imposto no último dia 22/11 (10 dias/prorrogado por outros 10 dias).
A informação foi confirmada pelo novo chanceler austríaco, Karl Nehammer, que assumiu ontem o cargo.
O lockdown nacional da Áustria terminará neste próximo domingo (12), porém as restrições continuarão em vigor para quem ainda não se vacinou.
“O lockdown para os não vacinados continuará […] para todos os não vacinados que estão sofrendo pelo fato de permanecerem presos, há uma oferta clara: você pode sair disso se aproveitar a chance de se vacinar” -chanceler Nehammer durante o anúncio de hoje sobre o fim das restrições (para quem se vacinou)
Questionado sobre a possibilidade da reabertura de restaurantes e hotéis já neste fim de semana, o chanceler austríaco disse que fechou um acordo com os governadores provinciais e que “o objetivo é reabrir negócios da forma mais ampla possível”.
A Áustria foi o primeiro país a anunciar um lockdown apenas para os não vacinados, ainda no dia 12/11; posteriormente este lockdown foi alterado para atingir todas as pessoas no país.
Nas últimas semanas, gigantescas manifestações contra restrições foram registradas no país*
Manifestação registrada no último dia 04/12:
Manifestação registrada no último dia 20/11:
(em atualização)