Coreia do Norte realiza mais um teste com mísseis balísticos após a visita da vice-presidente americana Kamala Harris à região; 7° teste nuclear do país é aguardado para o início de outubro

Disparo de míssil balístico KN-23 realizado no dia 14/01/2022 | Imagem por KCNA (estatal local)/Divulgação

PYONGYANG, 29 de setembro — Coreia do Sul e Japão confirmaram há pouco que ao menos dois projéteis não identificados foram disparados pela Coreia do Norte; o teste é o sétimo disparo de mísseis realizado pelo país desde a posse do novo governo do presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol e acontece horas após a partida da vice-presidente norte-americana Kamala Harris, que visitou hoje a zona desmilitarizada DMZ que fica entre as duas Coreias.

Os dois projéteis caíram no Mar do Japão.

Segundo a Coreia do Sul, os dois mísseis –que aparentemente eram de balísticos de curto alcance- foram disparados de Sunchon, região de Phyongan do Sul.

Outros dois mísseis foram disparados ontem antecipando a visita da vice-presidente norte-americana Kamala Harris à Coreia do Sul (foram 3 testes em 1 semana); a passagem pela Coreia do Sul foi a última parada de uma viagem de quatro dias pela Ásia.

Durante o seu discurso, Kamala Harris cometeu uma gafe ao trocar os nomes das Coreias e dizer que os Estados Unidos são aliados da Coreia do Norte; “Os Estados Unidos compartilham uma relação muito importante que é uma aliança com a República da Coreia do Norte”.

Outros disparos deste tipo de míssil aconteceram nos dias 04/01, 10/01, 14/01, 16/01, 26/01, 29/01, 26/02, 04/03, 15/03, 24/03, 16/04, 12/05, 24/05, 04/06 e 24/09.

Post da vice-presidente norte-americana Kamala Harris sobre a sua visita à Coreia do Sul (reunião com o primeiro-ministro Han)

Há exatos oito dias, o grupo de ataque do porta-aviões americano USS Ronald Reagan chegou à cidade portuária de Busan, no sudeste da Coreia do Sul, para realizar seus primeiros exercícios combinados com a Marinha sul-coreana em cinco anos. Os exercícios conjuntos estão acontecendo no Mar do Japão desde segunda-feira.

A Coreia do Sul acredita que a Coreia do Norte realizará o seu 7° teste nuclear entre os dias 7 e 16 de outubro (ainda não teria acontecido por pressão chinesa).

Os últimos testes nucleares norte-coreanos aconteceram em 2006, 2009, 2013, duas vezes em 2016 e em 2017.

Detalhes sobre o disparo, nome do projétil, trajetória de vôo, horário, imagens e local do lançamento, costumam (não é regra) ser anunciados na manhã do dia seguinte (horário local).

Atualização:

•Segundo a Coreia do Sul, “os mísseis norte-coreanos voaram cerca de 350 km em apogeu de cerca de 50 km na velocidade máxima de Mach 5” (~6174 km/h)


(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Em coletiva, Lula admite que pediu a Xi Jinping intervenção no TikTok no Brasil e apoio do regime chinês na regulamentação das redes sociais

PEQUIM, 14 de maio — Ao ser questionado pela mídia brasileira durante uma coletiva de imprensa na China sobre um suposto desconforto causado por Janja Silva em um jantar que aconteceu na noite de ontem com Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan, o...