Coreia do Norte realiza mais um teste com mísseis balísticos, o 12° do ano; projéteis não identificados caíram no Mar do Japão

Teste realizado em janeiro de 2022 | Imagem pela estatal Rodong Sinmun/Divulgação

PYONGYANG, 12 de maio — Coreia do Sul e Japão confirmaram há pouco que mais três projéteis não identificados foram disparados pela Coreia do Norte; primeiro teste de mísseis após a posse do novo presidente sul-coreano (não existem sinais que indiquem uma provocação), antecipando um provável novo teste nucelar.

É o décimo segundo teste realizado neste ano (os outros disparos foram realizados nos dias 04/01, 10/01, 14/01, 16/01, 26/01, 29/01, 26/02, 04/03, 15/03, 24/03 e 16/04).

Se levarmos em conta os testes com mísseis menores, este foi o 15° teste do ano*

Os disparos aconteceram no dia seguinte do primeiro anúncio oficial de caso de COVID-19 no país (primeiro registro por parte do regime norte-coreano*), e dois dias após a posse do novo presidente sul-coreano (que a mídia internacional compara com o ex-presidente americano Donald Trump) Yoon Suk-yeol.

Realisticamente, o país teve um dos lockdowns mais restritos do mundo e chegou a fechar suas fronteiras até com a China, seu maior parceiro. Civis chineses chegaram a ser mortos tentando cruzar a fronteira (não gerou uma crise entre os dois países porque a Coreia do Norte já havia alertado que faria isso). É extremamente improvável que não tenha acontecido ali exatamente o que aconteceu com o resto do mundo, mesmo com o isolamento da região.

O anúncio internacional de um “único caso de Omicron” pode significar algum problema maior que seja difícil de esconder* (o problema provavelmente será resolvido da pior maneira possível).

A Coreia do Sul disse que os projéteis eram “aparentemente” três mísseis balísticos de curto alcance que foram disparados da área de Sunan, na região da capital Pyongyang, onde está localizado o aeroporto internacional e de onde foi disparado o maior míssil balístico intercontinental (ICBM) norte-coreano Hwasong-17 no último dia 24 de março.

O disparo tem relevância porque todos esperam um novo teste nuclear no paísnos próximos dias.

Detalhes sobre o disparo, nome do projétil, trajetória de vôo, horário, imagens e local do lançamento, costumam (não é regra) ser anunciados na manhã do dia seguinte (horário local).


(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Em coletiva, Lula admite que pediu a Xi Jinping intervenção no TikTok no Brasil e apoio do regime chinês na regulamentação das redes sociais

PEQUIM, 14 de maio — Ao ser questionado pela mídia brasileira durante uma coletiva de imprensa na China sobre um suposto desconforto causado por Janja Silva em um jantar que aconteceu na noite de ontem com Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan, o...