Coreia do Norte realiza mais um teste com mísseis balísticos, o 12° do ano; projéteis não identificados caíram no Mar do Japão

Teste realizado em janeiro de 2022 | Imagem pela estatal Rodong Sinmun/Divulgação

PYONGYANG, 12 de maio — Coreia do Sul e Japão confirmaram há pouco que mais três projéteis não identificados foram disparados pela Coreia do Norte; primeiro teste de mísseis após a posse do novo presidente sul-coreano (não existem sinais que indiquem uma provocação), antecipando um provável novo teste nucelar.

É o décimo segundo teste realizado neste ano (os outros disparos foram realizados nos dias 04/01, 10/01, 14/01, 16/01, 26/01, 29/01, 26/02, 04/03, 15/03, 24/03 e 16/04).

Se levarmos em conta os testes com mísseis menores, este foi o 15° teste do ano*

Os disparos aconteceram no dia seguinte do primeiro anúncio oficial de caso de COVID-19 no país (primeiro registro por parte do regime norte-coreano*), e dois dias após a posse do novo presidente sul-coreano (que a mídia internacional compara com o ex-presidente americano Donald Trump) Yoon Suk-yeol.

Realisticamente, o país teve um dos lockdowns mais restritos do mundo e chegou a fechar suas fronteiras até com a China, seu maior parceiro. Civis chineses chegaram a ser mortos tentando cruzar a fronteira (não gerou uma crise entre os dois países porque a Coreia do Norte já havia alertado que faria isso). É extremamente improvável que não tenha acontecido ali exatamente o que aconteceu com o resto do mundo, mesmo com o isolamento da região.

O anúncio internacional de um “único caso de Omicron” pode significar algum problema maior que seja difícil de esconder* (o problema provavelmente será resolvido da pior maneira possível).

A Coreia do Sul disse que os projéteis eram “aparentemente” três mísseis balísticos de curto alcance que foram disparados da área de Sunan, na região da capital Pyongyang, onde está localizado o aeroporto internacional e de onde foi disparado o maior míssil balístico intercontinental (ICBM) norte-coreano Hwasong-17 no último dia 24 de março.

O disparo tem relevância porque todos esperam um novo teste nuclear no paísnos próximos dias.

Detalhes sobre o disparo, nome do projétil, trajetória de vôo, horário, imagens e local do lançamento, costumam (não é regra) ser anunciados na manhã do dia seguinte (horário local).


(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Conhecida rede de cafeterias Casa do Pão de Queijo pede recuperação judicial para tentar renegociar dívida de quase R$ 60 milhões

SÃO PAULO, 1 de julho — A conhecida rede Casa do Pão de Queijo, uma das maiores redes de cafeteria do Brasil, que conta com 22 lojas próprias e 170 franquias espalhadas pelo país, entrou com um pedido de recuperação judicial para tentar renegociar...