Haddad é oficialmente anunciado como nome para substituir Paulo Guedes no Ministério da Economia

Ex-prefeito de São Paulo, candidato derrotado na penúltima eleição presidencial brasileira e candidato derrotado na última eleição ao governo do estado de São Paulo, Fernando Haddad | Imagem por Lula Marques/ Agência PT (do próprio partido)

BRASÍLIA, 9 de dezembro — O ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação, candidato derrotado na penúltima eleição presidencial brasileira e candidato derrotado na última eleição ao governo do estado de São Paulo, Fernando Haddad, foi anunciado agora como o nome que substituirá o ministro Paulo Guedes no ministério da Economia; o nome não era um consenso dentro do próprio partido (PT) pela “falta de jogo de cintura” e as constantes falas polêmicas do agora próximo ministro.

O banqueiro bilionário André Esteves (dono do BTG, preso pela PF em 2015) foi quem mais trabalhou pela indicação do novo ministro.

Ontem, o futuro ministro fez uma reunião de cerca de uma hora e meia com o ministro Paulo Guedes; “Passamos em revista vários assuntos importantes. Obviamente que uma reunião de 1 hora e meia não é possível esmiuçar todos os assuntos, mas foi excelente reunião. Fui muito bem recebido, definimos agenda de trabalho a partir da semana que vem” –Haddad.

Segundo o grupo de transição, o Ministério da Economia deverá ser desmembrado em “Fazenda, Planejamento e Desenvolvimento e Indústria e Comércio”.

Também foram anunciados os nomes de Rui Costa para a Casa Civil, Mauro Vieira (embaixador) para as Relações Exteriores e Flávio Dino para a Justiça e Segurança Pública.

Dino deverá indicar o delegado da Polícia Federal Andrei Rodrigues para o cargo de diretor-geral da corporação.

São cogitados (sem confirmação) os nomes da senadora Simone Tebet para o ministério do Desenvolvimento Social, Marina Silva para o Meio Ambiente, Margareth Menezes para a Cultura, Floriano Pesaro para a Secretaria-geral, Carlos Fávaro para a Agricultura, Izolda Cela para a Educação, Marcio França para o Ministério de Ciência e Tecnologia, Marcelo Freixo para o Turismo, e Nísia Trindade (presidente da Fiocruz) para o Ministério da Saúde.

A ex-presidente Dilma Rousseff é cotada para a assumir uma embaixada (provavelmente de Portugal).

Formação acadêmica: Em 1985, Fernando Haddad formou-se em Direito. Em 1987 ingressou no mestrado em Economia na USP. Em 1990 concluiu o curso com a dissertação “O Caráter Sócio Econômico do Sistema Soviético” (Palavras-chave: Comunismo; Marxismo Sovietico; Uniao Sovietica.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas). Em 1989, como aluno visitante, fez um curso de Ciência Política (carga horária: 32h) na McGill University (Canadá). Em 1991 iniciou o doutorado em Filosofia na USP, concluído em 1996, com a tese “De Marx a Habermas – O Materialismo Histórico e Seu Paradigma Adequado”.

Histórico político: Em 2001, Haddad chefiou o gabinete da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico do município de São Paulo (gestão Marta Suplicy), em 2003 assumiu a Assessoria Especial do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ainda no ano de 2003, foi convidado por Guido Mantega para integrar sua equipe no Ministério do Planejamento em Brasília. Em 2004 assumiu o cargo de Secretário-Executivo do Ministro da Educação Tarso Genro. Em 2005, Haddad foi escolhido como Ministro da Educação na administração Lula. Em 2012, foi eleito prefeito da cidade de São Paulo, perdendo a reeleição em 2016 para o candidato João Dória Jr. (perdeu a reeleição no primeiro turno). Em 2018, concorreu à Presidência da República e foi derrotado pelo atual presidente Jair Bolsonaro.

Obras publicadas: “Desorganizando o Consenso”; “O Sistema Soviético, relato de uma polêmica”; “Em defesa do socialismo, Por Ocasião dos 150 Anos Do Manifesto”; “O Terceiro Excluído”; “Trabalho e Linguagem: Para a renovação do socialismo”.

Haddad tem 59 anos, é casado e tem 2 filhos.


(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Em coletiva, Lula admite que pediu a Xi Jinping intervenção no TikTok no Brasil e apoio do regime chinês na regulamentação das redes sociais

PEQUIM, 14 de maio — Ao ser questionado pela mídia brasileira durante uma coletiva de imprensa na China sobre um suposto desconforto causado por Janja Silva em um jantar que aconteceu na noite de ontem com Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan, o...