Morre Papa Francisco, o líder da Igreja Católica, aos 88 anos

Papa Francisco | Imagem por Mazur/catholicnews.org.uk (CC BY-NC-ND 2.0)

VATICANO, 21 de abril — O Vaticano confirmou que morreu nesta noite, precisamente às 2h35 pelo horário de Brasília, Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, aos 88 anos.

Nascido em Buenos Aires, Argentina em 17 de dezembro de 1936, o Pontífice ocupou a posição mais alta da Igreja Católica por quase 12 anos, sucedendo o Papa Bento XVI.

“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino” -nota oficial do Vaticano

Divulgação oficial do Vaticano, lida pelo Cardeal Kevin Joseph Farrell

Entre diversos problemas de saúde que o levaram a internações tanto antes quanto durante seu pontificado, Francisco se recuperava de um grave quadro respiratório que o manteve hospitalizado por 37 dias.

Mesmo debilitado, Francisco chegou a participar ontem (20) da Missa da Ressurreição do Senhor (Missa de Páscoa), ocasião em que desejou aos fiéis uma feliz Páscoa. Pela noite, segundo o Vaticano, o Santo Padre sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e um episódio de insuficiência cardíaca, que resultaram em sua morte.

Seguindo a tradição da Santa Igreja Católica, o funeral do Papa Francisco, previsto para ocorrer entre a próxima sexta-feira (25) e o domingo (27), incluirá a exposição do corpo para visitação e oração dos fiéis, além de uma Missa de corpo presente na Praça de São Pedro, diante da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Por escolha pessoal, Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde estão enterrados 90 Papas. O Pontífice pediu um caixão simples, disposto diretamente no chão e sem ornamentos, com uma lápide que traga apenas a inscrição “Franciscus”.

Integra do testamento deixado pelo Papa Francisco:

“Em nome da Santíssima Trindade. Amém. Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade testamentária apenas no que se refere ao local da minha sepultura. Minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal sempre confiei à Mãe de Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que meus restos mortais repousem, aguardando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior. Desejo que minha última viagem terrena se conclua justamente neste antiquíssimo santuário mariano, onde me dirijo para a oração no início e ao final de cada Viagem Apostólica, a fim de entregar com confiança minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecê-la pelo cuidado doce e materno. Peço que minha tumba seja preparada no lóculo da nave lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza da referida Basílica Papal, conforme indicado no anexo incluído. O sepulcro deve ser no chão; simples, sem decorações especiais e com a única inscrição: FRANCISCUS. As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas com a quantia do benfeitor que determinei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior, e sobre a qual providenciei instruções apropriadas a Dom Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Capítulo Liberiano. Que o Senhor conceda a merecida recompensa àqueles que me amaram e continuarão a rezar por mim. O sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida ofereci ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos” –Papa Francisco, 29 de junho de 2022


(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Por recusa de extradição de jornalista brasileiro, Moraes contorna Itamaraty e intima embaixadora da Espanha no Brasil

BRASÍLIA, 16 de abril — O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) intimou formalmente a embaixadora da Espanha no Brasil, a diplomata Mar Fernández-Palacios, representante diplomática máxima do país, para cobrar explicações sobre uma decisão do Judiciário espanhol que rejeitou o...