França confirma que também enviará mísseis de cruzeiro de longo alcance para a Ucrânia; alcance operacional do míssil SCALP-EG pode superar 250 km

Míssil de cruzeiro francês/britânico SCALP-EG/Storm Shadow | Imagem por Adam Morgan/RAF Museum

PARIS, 11 de julho — O governo francês confirmou há pouco que, assim como o Reino Unido, também enviará o míssil de cruzeiro francês/britânico SCALP-EG/Storm Shadow para a Ucrânia; o equipamento pode alcançar alvos a 250km de distância na versão de exportação e 560km de distância na versão interna.

“Decidi aumentar as entregas de armas e equipamentos para permitir que os ucranianos tenham capacidade de atacar profundamente […] em coerência com a nossa doutrina, ou seja, permitir que a Ucrânia defenda o seu próprio território-presidente francês Emmanuel Macron

Míssil de cruzeiro francês/britânico MBDA SCALP-EG/Storm Shadow

Este equipamento já está sendo utilizado na Ucrânia e foi anunciado no último dia 11 de maio pelo Reino Unido (registrado pela primeira vez em utilização já no dia seguinte do anúncio).

Apesar de ter sido construído para ser lançado por aeronaves Ocidentais, o equipamento foi adaptado e está sendo lançado por bombardeiros ucranianos de construção soviética Su-24.

Confirmação visual do bombardeiro Su-24 carregando um míssil Scalp/Storm Shadow

É esperado que a Alemanha faça um anúncio similar em breve (envio do míssil de cruzeiro Taurus KEPD-350, que possui um alcance operacional de 500km). O míssil ainda não é compatível e o anúncio não acontecerá hoje.

Caça F-15 lançando um míssil de cruzeiro alemão Taurus KEPD-350 contra um alvo a 400km de distância

Registros do míssil francês/britânico Scalp-EG/Storm Shadow sendo utilizado na Ucrânia:

Míssil Storm Shadow/Scalp-EG que apresentou falha e caiu praticamente intacto em uma região ocupada por Forças russas (é um míssil de 29 anos que já foi substituído pela OTAN, então não existem preocupações quanto ao roubo de tecnologia)

Não é a primeira vez que um míssil Ocidental precisa passar por adaptações para ser utilizado em aeronaves ucranianas de construção soviética.

Hoje, a Ucrânia já utiliza regularmente o míssil antiradar americano AGM-88 HARM nos caças MiG-29 e Su-27 com adaptações que muitos classificavam como “impossíveis”.

Caça MiG-29 disparando um míssil americano antiradar AGM-88 HARM (outro exemplo) (outro exemplo) (outro exemplo)

(Em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais