Apagão atinge ao menos 24 estados brasileiros e o DF

Imagem ilustrativa por Miguel Á. Padriñán

BRASÍLIA, 15 de agosto — Ao menos 24 estados brasileiros e o DF estão registrando apagões na manhã de hoje; o problema, reportado como “ocorrência”, começou oficialmente às 8h31 de hoje e as causas ainda estão sendo apuradas (algumas cidades do Acre reportaram problemas às 6h20 da manhã).

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão teria sido causado “pela abertura da interligação Norte/Nordeste/Sudeste” que interrompeu “16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil”.

Segundo o Ministério de Minas e Energias, até às 9h16, 6 mil MW teriam sido recompostos. Até às 10h15, teriam sido recompostos 7 mil MW.

O ministro da pasta está na capital paraguaia para acompanhar a posse do novo presidente do país, Santiago Peña.

Entre os estados que reportaram apagões até o momento estão: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Entre as regiões mais afetadas estão a região Norte, onde 83,8% da população ficou sem energia elétrica, seguida pela região Nordeste (44,4%). O subsistema Sudeste-Centro-Oeste reportou problemas em 19% de sua rede (de acordo com o ministério, o problema dessa região já foi corrigido).

O governo determinou a criação de uma “sala de situação” (gabinete de crise) para “acompanhar o processo de retomada”.


(Em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Tribunal Penal Internacional iguala Netanyahu a Putin e emite mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense, que em teoria não poderá pisar em 124 países

HAIA, 21 de novembro — Juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, alegando possuir “motivos razoáveis”, emitiram há pouco um mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, acusado de cometer supostos “crimes de guerra” e “crimes contra a humanidade” durante a...