Morre Sebastián Piñera, ex-presidente do Chile que governou o país até 2022

Ex-presidente chinelo Sebastián Piñera | Imagem por Cesar Itiberê/PR

SANTIAGO, 6 de fevereiro — O ex-presidente chileno Sebastian Piñera (74), que governou o Chile duas vezes, entre 2010~2014 e 2018~2022, morreu nesta tarde em um acidente de helicóptero, aparentemente devido às condições climáticas locais, na província de Ranco, Los Ríos, região central do país.

Piñera estava em um helicóptero de sua propriedade na hora do acidente. A aeronave, de modelo Robinson R66, carregava 4 pessoas e chegou a afundar cerca de 40 metros no Lago Ranco.

Aeronave modelo Robinson R66 Turbine (imagem de referência)

O corpo do ex-presidente ainda não teria sido resgatado. A mídia local fala que os outros três passageiros teriam sobrevivido (sendo tratados como “feridos”).

O ex-presidente deixa esposa, 4 filhos e 9 netos. Ele terá um funeral de Estado e são esperadas visitas de líderes e ex-líderes de outros países.


Piñera iniciou sua carreira política em 1989, quando foi eleito senador pelo partido Renovação Nacional, de centro-direita. Foi presidente do partido entre 2001 e 2004 e candidato à presidência da República em 2005, sendo derrotado no segundo turno pela socialista Michelle Bachelet.

Em 2010, Piñera voltou a concorrer à presidência, desta vez vencendo o ex-presidente Eduardo Frei no segundo turno, com 51,8% dos votos.

Em 2017, Piñera se candidatou novamente à presidência, enfrentando o senador Alejandro Guillier no segundo turno. Com 54,6% dos votos, Piñera se tornou o primeiro presidente reeleito no Chile desde 1932. Piñera deixou o cargo em 2022, sendo sucedido pelo atual presidente Gabriel Boric.


(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Tribunal Penal Internacional iguala Netanyahu a Putin e emite mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense, que em teoria não poderá pisar em 124 países

HAIA, 21 de novembro — Juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, alegando possuir “motivos razoáveis”, emitiram há pouco um mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, acusado de cometer supostos “crimes de guerra” e “crimes contra a humanidade” durante a...