Por 780 votos a 72, Parlamento francês aprova incluir direito ao aborto na Constituição

Presidente da Assembleia Nacional francesa Yaël Braun-Pivet | Imagem por REPRODUÇÃO/YouTube/@LCP (CC)

PARIS, 4 de março — O Parlamento francês aprovou, em sessão conjunta da Assembleia Nacional e do Senado, por uma maioria de 780 votos a 72, a inclusão do direito ao aborto na Constituição do país, que já permite o procedimento desde 1975 e agora torna a liberação “irreversível”; a promulgação da Lei deverá acontecer no próximo dia 8, no Dia Internacional da Mulher.

A França é o primeiro país do mundo a incluir essa matéria em seu texto constitucional.

Será oficialmente inserido no artigo 34 da Constituição francesa o texto: “A lei determinará as condições sob as quais a mulher é livre para interromper voluntariamente a gravidez”.

Desde 2022, os franceses podem realizar um aborto até a 14ª semana de gestação (até a criança já ter 3 meses e meio de vida). Antes de 2022, a jurisprudência local permitia o aborto até a 12ª semana de gestação*

As pesquisas francesas, utilizadas pelos políticos locais para basear seus pontos de apoio, chegam a falar em 86% de apoio à liberação do aborto na França.

Post do presidente francês Emmanuel Macron: “Orgulho francês, mensagem universal. Vamos celebrar juntos a entrada de uma nova liberdade garantida na Constituição pela primeira cerimônia de selamento de nossa história aberta ao público. Nos encontramos neste 8 de março, Dia Internacional dos Direitos das Mulheres.”

O último país que havia tentado incluir o tema em sua Constituição foi o Chile. Por meio de um plebiscito com votação obrigatória em setembro de 2022, os chilenos derrubaram a proposta constitucional, escrita pela esquerda política chilena, por 61,88% dos votos contra 38,12%.


(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Sem Congresso: Governo inicia articulação para criar a “taxação dos super-ricos” no Supremo diante de uma possível  resistência dos parlamentares

BRASÍLIA, 29 de novembro — Assim como fez no caso da desoneração fiscal, emissários governistas reconhecem que o governo está articulando uma estratégia via Supremo Tribunal Federal para viabilizar a chamada “taxação dos super-ricos” — medida que, segundo o governo, abrange pessoas com renda...