LONDRES, 6 de maio — O jornal britânico SkyNews reportou há pouco, com exclusividade, que os membros do Parlamento britânico serão oficialmente comunicados amanhã de que a China usou seu aparado estatal para hackear o Ministério da Defesa do Reino Unido.
O governo do Reino Unido apresentará formalmente uma denúncia por duas ou três “tentativas de hack” de oficiais e funcionários da Defesa britânica, ocorridas por meio de uma vulnerabilidade no sistema de pagamento de salários.
O objetivo deste ciberataque teria sido a obtenção de nomes e dados bancários de oficiais militares britânicos.
Mais dados serão revelados amanhã após a apresentação da denúncia, porém já se sabe que a invasão afetou apenas o serviço de pagamentos, o qual não está conectado ao sistema principal da Defesa do Reino Unido (os sistemas burocráticos não costumam ser conectados aos sistemas militares).
A equipe de segurança cibernética militar do Reino Unido está há 72 horas trabalhando para saber a magnitude do ataque.
A denúncia ganha ainda mais relevância devido ao momento atual, pois Xi Jinping está em uma turnê pela Europa, passando por Paris (ele não irá ao Reino Unido), de onde deve partir amanhã para uma viagem com o presidente francês Emmanuel Macron para os Pyrenees, na fronteira com a Espanha.
Outro ponto relevante é que Xi Jinping é amigo pessoal do ex-primeiro-ministro britânico (Lord) David Cameron, que retornou recentemente à cena política e atualmente ocupa o cargo de Secretário de Relações Exteriores do Reino Unido.
(Matéria em atualização)