Boca de urna indica triunfo da esquerda e dura derrota dos Conservadores após 14 anos no comando do Reino Unido

Keir Starmer, provável próximo primeiro-ministro do Reino Unido | Imagem por divulgação oficial

LONDRES, 4 de julho — Conforme todas as pesquisas locais já indicavam, incluindo as encomendadas pelo partido governista, o levantamento de boca de urna das eleições legislativas realizadas hoje no Reino Unido aponta que os Conservadores britânicos, que governam o país há 14 anos e conquistaram uma grande maioria no Parlamento durante o BREXIT, sofreram uma dura derrota, a pior em 200 anos, e deverão dar espaço para a formação de um governo de esquerda, do Partido Trabalhista.

De acordo com as projeções, o Partido Trabalhista, liderado por Keir Starmer (61), deverá eleger 410 parlamentares das 650 cadeiras do Parlamento, enquanto o Partido Conservador, liderado pelo primeiro-ministro Rishi Sunak, ficará com apenas 131 parlamentares, seguido pelo Partido Liberal Democrata (LibDems) com 61, pelo partido Reform UK com 13, e pelo Partido Nacional Escocês (SNP) com 10.

O número seria suficiente, com uma sobra de 170 cadeiras, para Keir Starmer se tornar o novo primeiro-ministro do Reino Unido.

No período dos últimos 14 anos, o Partido Conservador no Reino Unido teve cinco primeiros ministros: David Cameron (2010-2016), Theresa May (2016-2019), Boris Johnson (2019-2022), Liz Truss (2022) e Rishi Sunak (2022-2024).

Divulgados os números, o líder do partido com maioria no Parlamento receberá uma autorização formal do rei Charles III para assumir o cargo de primeiro-ministro e estabelecer um novo governo.


(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Em coletiva, Lula admite que pediu a Xi Jinping intervenção no TikTok no Brasil e apoio do regime chinês na regulamentação das redes sociais

PEQUIM, 14 de maio — Ao ser questionado pela mídia brasileira durante uma coletiva de imprensa na China sobre um suposto desconforto causado por Janja Silva em um jantar que aconteceu na noite de ontem com Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan, o...