Masoud Pezeshkian “vence” eleições iranianas e será o novo presidente do país, o terceiro na linha de comando do Irã

Masoud Pezeshkian | Imagem por Ayoub Ghaderi/Mehr News (estatal iraniana)

TEHRAN, 6 de julho — De acordo com dados oficiais das estatais de notícias do Irã, o candidato à presidência iraniana Masoud Pezeshkian (69), chamado pela mídia internacional de “moderado e reformista”, “venceu” o segundo turno das eleições iranianas e será o novo presidente do Irã pelos próximos quatro anos, ocupando a cadeira que pertencia à Ebrahim Raisi, o ex-presidente que morreu em um acidente aéreo com um helicóptero no último dia 19 de maio.

Em duas redes sociais, o novo presidente, que é o terceiro na linha de comando do Irã, abaixo do líder supremo Ayatollah Khamenei e do líder militar da Guarda Revolucionária Islâmica, agradeceu o apoio dos eleitores e disse que não os deixará “sozinhos neste caminho”.

“Querido povo do Irã, as eleições terminaram e este é apenas o começo da nossa cooperação. O caminho difícil à frente não será fácil, exceto com a sua companhia, empatia e confiança. Estendo minha mão a vocês e juro pela minha honra que não os deixarei sozinhos neste caminho. Não nos deixem sozinhos. Beijo as mãos de todos aqueles que foram apaixonados e inteligentes, incansáveis e determinados, no meu comitê eleitoral com instalações mínimas e em conformidade com os princípios e a ética, e sei que o povo também é grato pelos seus esforços sem reservas. Sou especialmente grato aos jovens zelosos e capazes que vieram trabalhar amorosamente e sinceramente #PeloIrã e, junto com o povo, lançaram um raio de esperança e confiança no futuro.” –Masoud Pezeshkian

No “pleito”, que contou apenas com candidatos apoiados pelo regime iraniano, Masoud Pezeshkian derrotou seu adversário Saeed Jalili (58) por 53,7% a 44,3%.

Pezeshkian é médico (cirurgião cardíaco), já fez parte do Parlamento local por 16 anos, e já havia sido candidato duas vezes ao cargo de presidente, nos anos de 2013 e 2021 (teve sua candidatura removida em 2021 pelo Conselho dos Guardiões, que já havia escolhido outro vencedor).

De acordo com os dados oficiais divulgados pelo regime iraniano, o “pleito” contou com o comparecimento de 40% dos iranianos no primeiro turno (pior adesão desde 1979) e 49,8% no segundo turno.

O último presidente, o falecido “açougueiro/carniceiro do Teerã” Ebrahim Raisi, quando “eleito”, era o mais cotado para substituir o líder supremo Ayatollah Khamenei, que já tem 85 anos. No último ano, Raisi perdeu o prestígio do regime local e existia um consenso de que ele seria substituído nesta “eleição” presidencial.

Pela legislação local, Pezeshkian poderá tentar apenas uma reeleição.


(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Após problema no México, governo corre para viabilizar a compra de um avião de luxo para substituir a aeronave presidencial brasileira

BRASÍLIA, 2 de outubro — De acordo com interlocutores do governo, o ministro da Defesa José Múcio Monteiro interrompeu suas férias nos Estados Unidos para se reunir com o Comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, e posteriormente com o próprio presidente Lula...