JERUSALEM, 27 de agosto — As Forças de Defesa de Israel confirmaram agora que resgataram em Gaza mais um refém com vida que estava na lista dos sequestrados pelo grupo terrorista Hamas desde 7 de outubro do ano passado.
O refém resgatado é Qaid Farhan al-Qadi, de 52 anos, membro de uma comunidade beduína perto da cidade de Rahat, no sul de Israel, que estava trabalhando como guarda em uma fábrica de embalagens no Kibbutz (comunidade) Magen em 7 de outubro. Ele tem 11 filhos.
Al-Qadi havia sido sequestrado por terroristas do Hamas na comunidade vizinha de Mivtahim e foi encontrado vivo hoje dentro de um túnel pela famosa unidade de Forças Especiais israelense Shayetet 13 (equivalente aos americanos Navy SEALs), em uma operação que foi liderada pelo Comando Sul das Forças de Defesa de Israel e pela Inteligência interna israelense Shin Bet).
Ele já está recebendo atendimento em um hospital em Beersheba, Israel, e a avaliação inicial indica que Al-Qadi se encontra em bom estado de saúde.
Mais detalhes da operação serão divulgados posteriormente por envolverem questões de segurança e localidades que ainda podem abrigar reféns em cativeiro.
Outros 104 reféns (34 confirmados mortos) continuam em Gaza.
Al-Qadi é o oitavo refém a ser resgatado com vida pelas Forças de Defesa de Israel. Outros 30 reféns, incluindo o brasileiro Michel Nisenbaum (59), foram encontrados mortos e tiveram seus corpos recuperados e levados de volta para Israel.
Os outros reféns que foram recuperados vivos são: Fernando Simon (60), Norberto Luis Har (70), Ori Megidish (18), Shlomi Ziv (40), Almog Meir Jan (21), Andrey Kozlov (27) e Noa Argamani (25).
(Matéria em atualização)