Filhes deste solo: Boulos apaga vídeo de seu comício político com o presidente Lula após críticas por hino ter sido cantado com “linguagem neutra”

Captura de tela da transmissão oficial | Imagem por REPRODUÇÃO/@YouTube/@GuilhermeBoulosOficial

SÃO PAULO, 27 de agosto — Após uma enxurrada de críticas, muitas delas destacando a própria legislação brasileira, o candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos, que participou de um comício político com a presença do presidente Lula nesta manhã, apagou os registros oficiais em vídeo do evento na zona sul da capital paulista devido ao fato da cantora convidada Yurungai ter cantado o Hino Nacional Brasileiro utilizando a chamada “linguagem neutra”.

De acordo com a Lei nº 5.700/1971, sob pena de multa que pode ser agravada em caso de reincidência, “em qualquer hipótese, o hino nacional deverá ser executado integralmente e todos os presentes devem tomar atitude de respeito”. Ainda de acordo com a Lei, fica vedada “a execução de quaisquer arranjos vocais do hino nacional”.

Imagem da transmissão oficial

Na transmissão, que não está mais disponível no canal oficial do candidato, é possível ouvir a cantora substituindo a frase “Dos filhos deste solo” por “des filhes deste solo”.

Canal do candidato Guilherme Boulos

A apresentação já foi alvo de judicialização, com uma notícia-crime protocolada nesta tarde pelo deputado federal paulista Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) na Procuradoria-Geral da República (PGR) por crime contra os símbolos nacionais (Lei 5.700/71).

O candidato Boulos ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto.


[Atualizado] Nota oficial divulgada pela campanha de Guilherme Boulos: “A campanha, em momento algum, solicitou ou autorizou alteração na letra do Hino Nacional interpretado na abertura do comício no último sábado, 24, na Zona Sul da cidade. A produtora, organizadora do evento, foi responsável pela contratação de todos os profissionais que trabalharam para a realização da atividade, incluindo a seleção e o convite à intérprete que cantou o Hino Nacional”.


(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Em coletiva, Lula admite que pediu a Xi Jinping intervenção no TikTok no Brasil e apoio do regime chinês na regulamentação das redes sociais

PEQUIM, 14 de maio — Ao ser questionado pela mídia brasileira durante uma coletiva de imprensa na China sobre um suposto desconforto causado por Janja Silva em um jantar que aconteceu na noite de ontem com Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan, o...