Foi identificado há pouco o homem que tentou realizar um ataque terrorista ontem em Liverpool, na Inglaterra.
Emad Jamil Al-Swealmeen, “refugiado sírio que passou boa parte da vida no Iraque”, de 32 anos, detonou um dispositivo explosivo dentro de um táxi na frente do Hospital da Mulher de Liverpool.
O taxista identificado como David Perry, que está sendo tratado como um herói, trancou as portas do seu veículo e impediu que o terrorista realizasse um ataque em uma catedral (destino original do passageiro).
Emad Al-Swealmeen se converteu ao cristianismo na catedral anglicana de Liverpool há quatro anos, e este seria o alvo/destino inicial do terrorista. A catedral estava realizando um evento com cerca de 1.200 pessoas (maioria militares, veteranos e familiares).
Desde a “conversão”, o terrorista estava utilizando o nome Enzo Almeni.
Pensa-se que o homem-bomba era um fã de carros/corridas e que mudou seu primeiro nome para Enzo em homenagem ao fundador da Ferrari, Enzo Ferrari, e em uma “tentativa de fazer seu nome soar menos muçulmano e mais ocidental em seu pedido de asilo”.
Pelo menos 4 pessoas foram detidas pela polícia local e estão sendo interrogadas (idades: 20, 21, 26 e 29 anos).
O terrorista já havia sido detido em 2014 por portar uma faca nas ruas do centro de Liverpool.
Na época, ele foi “tratado em hospital psiquiátrico”.
O taxista David Perry, considerado um herói por ter trancado o terrorista em seu veículo e se recusar a levá-lo ao destino da corrida, sofreu apenas escoriações leves.
(em atualização)