Forte erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Haʻapai ativa alertas de tsunami em Tonga (país da Polinésia); “cinzas transformaram o dia em noite”

Tsunami pós-erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Haʻapai registrada hoje em Tonga

NUKUʻALOFA, 15 de janeiro — Uma forte erupção no vulcão Hunga Tonga-Hunga Haʻapai ativou há pouco vários alertas de tsunami na região de Tonga; ainda não existem registros de feridos.

A explosão foi sentida em vários países próximos.

Imagens de satélite (NOAA) mostraram que a erupção gerou uma nuvem de cinzas, vapor e gás de ~5km de largura e cerca de 20km altura.

Isso chegou a ‘fazer o dia virar noite’ em Tonga:

A erupção deste sábado foi a mais recente de uma série de grandes erupções do vulcão Hunga Tonga Hunga Ha’apai.

Ainda ontem, noticiários locais reportaram que os cientistas “observaram explosões maciças, trovões e relâmpagos perto do vulcão” depois que ele começou a demonstrar que iria entrar em erupção.

Registro de ontem do início da erupção:


Atualização:

Ao menos 3 pessoas morreram (2 moradoras locais que se afogaram dentro de um carro e uma cidadã britânica que se afogou tentando resgatar seus dois cachorros).

De acordo com a NASA, a explosão da erupção teve uma força de 10 megatons. Isso é o equivalente a 8,5 bombas atômicas (a mais forte) americanas, 1/3 de uma bomba atômica (a mais forte) russa e 800 bombas atômicas iguais às utilizadas em Hiroshima, Japão, em 1945.


(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Tribunal Penal Internacional iguala Netanyahu a Putin e emite mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense, que em teoria não poderá pisar em 124 países

HAIA, 21 de novembro — Juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, alegando possuir “motivos razoáveis”, emitiram há pouco um mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, acusado de cometer supostos “crimes de guerra” e “crimes contra a humanidade” durante a...