Coreia do Norte realiza mais um teste com mísseis balísticos; projétil teria sobrevoado o Japão e ativado alertas de emergência

Teste norte-coreano realizado no fim de janeiro/míssil balístico de alcance médio (IRBM) Hwasong-12 | Imagem da estatal Rodong Sinmun/Divulgação

PYONGYANG, 3 de outubro — Coreia do Sul e Japão confirmaram agora que mais um projétil não identificado foi disparado pela Coreia do Norte; O míssil parece ter sobrevoado o território japonês (segundo o próprio governo japonês) e ativou diversos alertas de emergência.

Estados Unidos e Japão não teriam tentado abater o míssil e ele teria caído a 3.000km do Japão.

O míssil –aparentemente de alcance médio- foi disparado da região de Jagang.

Se confirmado o disparo de um míssil de alcance médio (IRBM), o projétil seria provavelmente o Hwasong-12.

Os últimos dois testes que envolveram a invasão do espaço aéreo japonês foram realizados pelo Hwasong-12, respectivamente em agosto (2.700km) e setembro de 2017 (3.700km).

Imagens divulgadas pela Coreia do Norte do míssil Hwasong-12 no teste que foi realizado no fim de janeiro

O líder do governo japonês está fazendo uma coletiva pública neste exato momento.

Alerta de ataque aéreo reportado na capital japonesa (nada aconteceu / sirenes de emergência)
Alerta de ataque aéreo reportado na capital japonesa (nada aconteceu / sirenes de emergência)

O teste é o nono disparo de mísseis realizado pelo país desde a posse do novo governo do presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol, o quinto dos últimos 9 dias, e acontece na semana seguinte da visita da vice-presidente norte-americana Kamala Harris à região.

Outros disparos deste tipo de míssil aconteceram nos dias 04/01, 10/01, 14/01, 16/01, 26/01, 29/01, 26/02, 04/03, 15/03, 24/03, 16/04, 12/05, 24/05, 04/06, 24/09, 28/09, 29/09 e 30/09.

Registro da TV local | Mark MacKinnon

Um tweet de emergência do perfil oficial da cidade de Ishikari, Hokkaido, ordenava repetidamente que as pessoas se protegessem; a mensagem também foi transmitida na TV local.

“Informações da Defesa Civil (J-ALERT)
Passagem de mísseis. Passagem de mísseis. Acredita-se que o míssil tenha passado pelo Oceano Pacífico por volta das 07:29. Se você encontrar algo suspeito, não se aproxime e contate imediatamente a polícia ou o corpo de bombeiros.”
“Informações da Defesa Civil (J-ALERT)
Passagem de mísseis. Passagem de mísseis. Acredita-se que o míssil tenha passado pelo Oceano Pacífico por volta das 07:29. Se você encontrar algo suspeito, não se aproxime e contate imediatamente a polícia ou o corpo de bombeiros.”

A Coreia do Sul acredita que a Coreia do Norte realizará o seu 7° teste nuclear entre os dias 7 e 16 de outubro (ainda não teria acontecido por pressão chinesa).

Os últimos testes nucleares norte-coreanos aconteceram em 2006, 2009, 2013, duas vezes em 2016 e em 2017.

Detalhes sobre o disparo, nome do projétil, trajetória de vôo, horário, imagens e local do lançamento, costumam (não é regra) ser anunciados na manhã do dia seguinte (horário local).


ATUALIZAÇÃO

  • O Japão disse que “condena veementemente” o teste realizado pela Coreia do Norte;
  • “O míssil voou por 4.000km” –Mídia sul-coreana (pelo local do disparo, é provável que ele tenha voado por cerca de 4.500km);
  • O presidente sul-coreano Yoon disse que seu país dará uma “resposta resoluta” ao lançamento de míssil da Coreia do Norte;
  • “O míssil norte-coreano voou a uma altitude de 1.000km e cobriu um alcance de 4.600km” –Governo japonês
  • “O míssil da Coreia do Norte voou por cerca de 4.500 km, no apogeu de cerca de 970 km (altura), e velocidade máxima de Mach 17 (~20.991km/h)” –Governo sul-coreano

(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

PGR decidirá se o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas serão denunciadas no Supremo por “tentativa de golpe de Estado”

BRASÍLIA, 21 de novembro — A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e outras 36 pessoas, incluindo 25 militares, por uma suposta “tentativa de golpe de Estado” em 2022, cabendo agora à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir se...