Lula troca comando do Exército; General Tomás Paiva, comandante militar do Sudeste, assumirá o cargo

Novo comandante do Exército brasileio, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva| Imagem por divulgação (oficial)/Comando Militar do Sudeste (CMSE)

BRASÍLIA, 21 se janeiro — O governo Lula oficializou há pouco a troca no comando do Exército; o general Júlio César de Arruda, que havia assumido o cargo da instituição no dia 30 de dezembro de 2022, foi oficialmente demitido e será substituído pelo general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, que atualmente é o comandante militar do Sudeste.

A troca de comando do 30 de dezembro (antes da posse) havia sido acertada pela parte política da equipe de transição e do antigo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O general Júlio César Arruda, antes de ser demitido, participou ontem de uma reunião, no Palácio do Planalto com o presidente brasileiro e com os comandantes da Marinha, da Aeronáutica e o ministro da Defesa, José Múcio (primeira reunião do presidente Lula com os comandantes).

General de Exército Júlio Cesar Arruda, demitido hoje do comando da instituição | Imagem por Marcos Corrêa/PR

O novo comandante, General Tomás, já havia sido cotado para o cargo, mas por ser conhecido internamente nas Forças pela independência e influência, acabou deixando o atual governo ‘com um pé atrás’ quanto a sua nomeação*

Perfil do novo comandante do Exército (dados do site oficial do Comando Militar do Sudeste):

Nascido em 29 de setembro de 1960, na cidade de São Paulo, SP, é filho de Clibas Ribeiro Paiva e de Maria da Conceição Miné Ribeiro Paiva.

Incorporou às fileiras do Exército em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas, SP, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 12 de dezembro de 1981. Ascendeu ao posto atual em 31 de julho de 2019.

Além dos Cursos de Formação, de Aperfeiçoamento, de Comando e Estado-Maior, realizou os cursos Básico Paraquedista, Mestre de Salto, Estágio Básico e Avançado de Salto Livre, Precursor Paraquedista, Estágio de Comunicação Social e Curso de Especialização em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi nomeado Professor Honoris Causa da Academia de Guerra do Exército do Equador, tendo recebido o Distintivo de Comando e Estado-Maior daquele país. Foi palestrante de diversos estabelecimentos de ensino civis e militares, dentre os quais se destacam o Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores e o Colégio Interamericano de Defesa.

Durante sua vida militar, foi oficial subalterno e comandante de companhia de fuzileiros no 7º Batalhão de Infantaria Blindado, em Santa Maria, RS, no 26° Batalhão de Infantaria Paraquedista, no Rio de Janeiro, RJ, e no 33º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Cascavel, PR. Foi instrutor do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras, Subcomandante da Companhia de Precursores Paraquedista, Ajudante de Ordens do Presidente da República e Assessor Militar do Brasil junto ao Exército do Equador.

Em missões operacionais, foi Subcomandante do Batalhão de Infantaria de Força de Paz do 7º CONTBRAS, no Haiti. Como Oficial General, foi Comandante da Força de Pacificação da Operação Arcanjo VI, no Complexo da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, RJ, em 2012.

Comandou o Batalhão da Guarda Presidencial, o Corpo de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, a 2ª Subchefia do Comando de Operações Terrestres, a 11ª Brigada de Infantaria Leve, a Academia Militar das Agulhas Negras, o Gabinete do Comandante do Exército e a 5ª Divisão de Exército, e mais recentemente, no atual posto, foi Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército.

Agraciado com diversas condecorações nacionais e estrangeiras, dentre as quais destacam-se: o Distintivo de Comando Dourado, a Ordem do Mérito Militar – Grã-Cruz, a Ordem do Mérito da Defesa – Grande Oficial, a Ordem do Mérito Naval – Grande-Oficial, a Ordem do Mérito Aeronáutico – Grande- Oficial, a Ordem do Mérito Judiciário – Alta Distinção, a Ordem do Mérito do Ministério Público Militar – Grande-Oficial, a Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina, a Medalha Marechal Osório – O Legendário, a Medalha das Nações Unidas – MINUSTAH, a Medalha do Corpo de Tropa – Bronze e a Medalha Marechal Trompowsky com Passador de Ouro.

O General é casado e tem 4 filhos.

Atualizações:

  • (20h02) Em coletiva realizada há pouco, o ministro da Defesa José Múcio disse que a troca foi feita por ele mesmo e que ela serviria para “estancar’ a ‘fratura no nível de confiança’; íntegra da fala: “As relações, principalmente no comando do Exército, sofreram uma fratura no nível de confiança e achávamos que precisávamos estancar isso logo de início para superar esse episódio. Queria apresentar o substituto, general Tomás que a partir de hoje é o novo comandante”.
  • (20h41) Presidente brasileiro publica primeira foto cumprimentando o novo comandante do Exército:

(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Tribunal Penal Internacional iguala Netanyahu a Putin e emite mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense, que em teoria não poderá pisar em 124 países

HAIA, 21 de novembro — Juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, alegando possuir “motivos razoáveis”, emitiram há pouco um mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, acusado de cometer supostos “crimes de guerra” e “crimes contra a humanidade” durante a...