CARACAS, 5 de fevereiro — O regime venezuelano divulgou há pouco uma nota oficial condenando os Estados Unidos pela destruição do polêmico balão chinês que estava sobrevoando o país norte-americano nos últimos dias; o regime chamou o evento de “um ataque dos Estados Unidos contra uma aeronave civil não tripulada de origem chinesa”.
“O governo da República Bolivariana da Venezuela repudia o ataque dos Estados Unidos contra uma aeronave civil não tripulada de origem chinesa que havia apresentado uma falha técnica e que não representava nenhuma ameaça militar ou física contra as pessoas em terra. Mais uma vez, os Estados Unidos recorrem ao uso da força, ao invés de tratar esta situação com a seriedade e responsabilidade que o caso merece. A República Bolivariana da Venezuela, comprometida com os valores da Carta das Nações Unidas e da Diplomacia para a Paz, ratifica sua estrita adesão ao diálogo para a solução pacífica dos conflitos e a convivência saudável entre as nações e os povos. Caracas, 5 de fevereiro de 2023.” –tradução da nota oficial emitida pelo regime venezuelano
A nota, como demonstrado acima, não cita um balão similar que foi registrado ontem no espaço aéreo venezuelano* (praticamente metade das imagens postadas ontem sobre o balão na Venezuela eram falsas*).
Outros registros foram reportados de forma oficial pelos governos da Colômbia e Costa Rica.
(em atualização)