BRASÍLIA, 25 de março — De acordo com nota do governo, o presidente Lula cancelou a viagem que faria para a China por problemas médicos; recomendações teriam partido da equipe médica que cuida do presidente após um “diagnóstico de broncopneumonia”.
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento. Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral. Dra. Ana Helena Germoglio” –nota da Secretaria de imprensa da Presidência da República
Na tarde e noite de ontem, o presidente participou de várias reuniões políticas e institucionais, incluindo uma reunião com o presidente da Câmara Arthur Lira.
Na saída da reunião com o Conselho Jurídico, um ministro do governo chegou a dizer que a viagem não seria adiada e que o presidente já estava melhor*
Ainda não existem informações sobre quando a viagem acontecerá, viagem que contará com a participação de diversos assessores e empresários, entre eles os conhecidos irmãos Joesley e Wesley Batista, da JBS, convidados pelo próprio governo.
Um dos compromissos dessa viagem, além do encontro com Xi Jinping, seria a posse da ex-presidente Dilma na presidência do chamado Banco dos Brics (posse originalmente marcada para o dia 29/03/2023).
Na volta, segundo a agenda oficial, o presidente passaria pelos Emirados Árabes.
(em atualização)