Mídia israelense diz que Israel instalará “no próximo mês” um alerta de mísseis na capital ucraniana; serviço será expandido para outras cidades

JERUSALÉM, 20 de abril — De acordo com a mídia israelense (publicado pela Walla news e repercutido pelo The Times of Israel), um sistema de alerta de mísseis que Israel estaria desenvolvendo especificamente para a Ucrânia será instalado na capital ucraniana Kyiv “no próximo mês” como “parte de um programa piloto”.

O jornal Walla News, citando como fontes oficiais israelenses e ucranianos, disse que emissários do comando das Forças de Defesa de Israel (IDF) se reuniram várias vezes “nos últimos meses” com oficiais ucranianos na Polônia para negociar a implantação de um sistema semelhante ao utilizado em Israel.

O jornal enfatiza que o sistema contará apenas com a questão dos alertas e não servirá para a interceptação de projéteis.

No início desta semana, a Ucrânia já confirmou o recebimento dos sistemas de defesa aérea Patriot, enviados pela Alemanha e pelos Estados Unidos, que também fazem parte da defesa aérea israelense. O popular sistema de defesa aérea israelense ‘Iron Dome’, que também foi solicitado pela Ucrânia, guarda o país apenas contra ataques com foguetes, geralmente é pequenos (problema local)*

O assunto já havia sido reportado após um discurso do ex-ministro da Defesa israelense Benny Gantz, em outubro do ano passado, que falou nominalmente sobre o envio desse tipo de sistema.

“Israel apóia e fica ao lado Ucrânia, a OTAN e o Ocidente. Isso é algo que dissemos no passado e repetimos hoje. Israel tem uma política de apoio à Ucrânia por meio de ajuda humanitária e entrega de equipamentos defensivos que salvam vidas. […] Dito isto, gostaria de enfatizar que Israel não entregará sistemas de armas à Ucrânia devido a uma variedade de considerações operacionais. […] Enviamos um pedido aos ucranianos para compartilhar informações sobre suas necessidades de alertas de defesa aérea. Assim que obtivermos essas informações, poderemos ajudar no desenvolvimento de um sistema civil de alerta precoce que salva vidas.” –Benny Gantz, ex-ministro da Defesa de Israel em 19/10/2022

Essa hesitação israelense sobre o envio de armas à Ucrânia é realisticamente ligada à necessidade do país de continuar realizando operações – quase que semanais, geralmente contra equipamentos iranianos ou milícias financiadas pelo Irã – na Síria, onde a Rússia controla boa parte do território (missões israelenses na Síria são sempre previamente comunicadas).

O sistema, que será implantado primeiro na capital ucraniana Kyiv e depois expandido para outras cidades, indicará a presença de foguetes, mísseis e drones, e os seus respectivos tamanhos e trajetórias (indicação em um mapa com o provável ponto de impacto).

Assim como acontece em Israel, os cidadãos das áreas em perigo receberão alertas por meio de sirenes, SMS, avisos na TV e rádio.

Relação entre os países: A embaixada de Israel em Kyiv está preparando um grande evento para celebrar o aniversário israelense de independência com a inauguração de um grande mural no centro de Lviv (fronteira com a Polônia) retratando o poeta judeu local Naftali Herz Imber, autor de “Hatikvah”, o hino nacional de Israel.


(Em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais