GENEBRA, 5 de maio — A Organização Mundial da Saúde anunciou há pouco que a Covid-19 não é mais uma “Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional” (ESPII), o alerta mais alto da organização, declarado no fim de janeiro de 2020 (1.191 dias em vigor).
“Ontem, o Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. Aceitei esse conselho. É, portanto, com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global” -Tedros Adhanom
Na prática, isso não altera o título de “pandemia” que foi declarada meses depois pela organização, que na época era acusada de adiar a nova classificação para manter uma boa relação com a China (acusação feita pelo ex-presidente Donald Trump, e que foi acompanhada por diversas autoridades internacionais).
Diversos países já removeram suas classificações de “emergência sanitária por Covid-19”, incluindo o Brasil, que já havia tomado essa decisão em maio de 2022.
Nosso primeiro post sobre o assunto foi registrado na rede social Instagram em novembro de 2019 (outros posts que podem ou não ter relação foram postados em outubro), meses antes do tema ser conhecido pelo mundo (vídeos de autoridades chinesas prendendo pessoas arbitrariamente, fechando bairros e removendo pessoas de voos já com trajes de proteção). Em breve disponibilizaremos todos os arquivos originais e todos os dados (incluindo os vídeos de protestos contra restrições sanitárias) para download*
(Em atualização)