Alemanha aprova envio de caças MiG-29 que pertenciam à Alemanha Oriental para a Ucrânia; aeronaves pertencem hoje à Polônia

Caça MiG-29 da antiga Alemanha Oriental que foi entregue às Forças Armadas polonesas em 2003 | Imagem por Bundeswehr/Rott (PD)

BERLIM, 13 de abril — De acordo com a mídia alemã, citando oficiais militares do país, o governo alemão aprovou (anúncio provavelmente será feito ainda hoje) a autorização para que a Polônia envie os caças MiG-29 comprados da Alemanha em 2002 para a Ucrânia; o país possui cerca de uma dúzia de unidades da aeronave que já pertenceu à Alemanha Oriental e ao menos 5 já estariam prontas para envio.

A Alemanha havia vendido 23 caças MiG-29 para a Polônia em 2002 (entregues em 2003), que as Forças Armadas da Alemanha haviam absorvidos do “Exército Popular Nacional” (NVA) da Alemanha oriental em 1988. As aeronaves vinha sendo utilizadas para proteger o espaço aéreo da OTAN desde então.



Vídeo publicado no mês passado pela Força Aérea ucraniana com um par de caças MiG-29 (é possível visualizar que eles carregam mísseis R-73 produzidos localmente e mísseis americanos antiradar AGM-88 HARM)
Caças MiG-27UB e MiG-29 ucranianos decolando há poucos dias de estradas civis convencionais

Em março deste ano, o presidente e o primeiro-ministro da Polônia, respectivamente Andrzej Duda e Mateusz Morawiecki, disseram publicamente que seu país enviaria caças MiG-29 para a Ucrânia (do estoque nacional convencional), entrega que foi confirmada no último dia 03/04 (primeira entrega de 8 unidades, das 23 disponíveis e que também serão enviadas).

Com a autorização alemã (equipamentos comprados de outros países precisam sempre de autorização formal para serem enviados ou vendidos), a Polônia deverá anunciar a entrega de ao menos mais 5 aeronaves MiG-29 à Ucrânia.

De acordo com a mídia alemã, o governo da Alemanha não teria visto “nenhum problema fundamental” no pedido polonês para a entrega dos caças.

Caça MiG-29 ucraniano registrado no dia 06/03 (não é a data do post) em Kherson, Ucrânia
Caça MiG-29 ucraniano sendo utilizado para abater um drone iraniano Shahed-136 (outubro/2022)

Outros dois países que também se comprometeram com a entrega de caças MiG-29 à Ucrânia são a Eslováquia e a Bulgária.

A Eslováquia já entregou (foi o primeiro país a enviar caças) 4 unidades dessa aeronave à Ucrânia, se comprometendo a entregar mais 9 unidades nas próximas semanas.

A Bulgária, que possui 16 caças deste modelo (6 operacionais e modernizados), que já é regularmente operado pela Ucrânia, também fará anúncios nos próximos dias. O país está desde o início do ano buscando peças no mercado internacional para deixar aeronaves prontas para envio.

MiG-29 ucraniano sendo utilizado para abater um míssil de cruzeiro russo Kalibr (outubro/2022)

Enquanto a Polônia planeja substituir as aeronaves entregues à Ucrânia com a recente compra de 48 caças FA-50 sul-coreanos e 32 caças F-35A Lightning II americanos, a Eslováquia receberá 12 helicópteros de ataque AH-1Z Viper e 600 mísseis Hellfire II dos EUA através de um programa de aquisição de baixo custo.

A Bulgária receberá caças americanos F-16 de um acordo que foi fechado em 2022 (8 unidades compradas no início do ano e 8 unidades compradas no mês de outubro). Até receber os caças, o país continuará sendo protegido por aeronaves da OTAN que estão estacionadas no país desde o ano passado.

O país também gostaria de receber aeronaves emprestadas de países europeus (acordo em andamento).


(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Ministério da Fazenda divulga lista das 193 casas de aposta online que conseguiram autorização do governo para poder operar no Brasil

BRASÍLIA, 1 de outubro — O Ministério da Fazenda divulgou há pouco a lista oficial das 193 casas de apostas online (“Bets”), pertencentes a 89 empresas, que estão autorizadas a continuar operando no Brasil após cumprirem o prazo estabelecido pelo governo para regularização e...