LISBOA, 27 de março — Alemanha e Portugal confirmaram nesta tarde que enviaram tanques Ocidentais para a Ucrânia; de acordo com as divulgações oficiais, os equipamentos já foram entregues.
Os dois países se comprometeram a enviar tanques Leopard 2A6 MBT à Ucrânia em janeiro deste ano, junto com outros países europeus (Polônia, Espanha, Noruega, Finlândia, Holanda e Dinamarca) todos anunciados publicamente por seus respectivos Ministérios da Defesa.
De acordo com os comunicados oficiais, Portugal entregou 3 tanques e a Alemanha entregou 18 tanques (havia prometido enviar 14 unidades), além de 40 blindados de infantaria MARDER 1A3.
A Alemanha provavelmente ainda enviará cerca de 178 tanques Leopard-1 do estoque nacional para a Ucrânia (88 já estariam prontos).
O primeiro envio de tanques Ocidentais para a Ucrânia foi anunciando pela Polônia no dia 24/02 deste ano (Leopard 2A4/2A5)*
O envio pelos dois países europeus foi acompanhado do anúncio de envio (entrega será anunciada nos próximos dias) de tanques britânicos Challenger 2 para a Ucrânia; de acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido, o treinamento de militares ucranianos já teria sido concluído.
(em atualização)