BERLIM, 18 de abril — O tabela de divulgação semanal de equipamentos militares da Alemanha que foram enviados à Ucrânia foi atualizada nesta tarde para incluir a primeira transferência confirmada do sistema moderno de defesa aérea (“com mísseis”) Patriot; o sistema já havia sido prometido pela Alemanha, Estados Unidos e Holanda.
Ao menos dois grandes grupos de soldados ucranianos já teriam terminado o treinamento para operar esse tipo de sistema, tendo o primeiro grupo encerrado o treinamento no fim do mês passado nos Estados Unidos.
O governo alemão também anunciou o envio de mais unidades de caminhões Zetros e veículos de patrulha de fronteira.
Estados Unidos e Holanda ainda não disseram quando enviarão o mesmo tipo de sistema, que é utilizado para proteger diversas potências militares parceiras do governo americano.
Também da Alemanha: A Ucrânia já utiliza, desde outubro do ano passado, os sistemas de defesa aérea IRIS-T SLM que foram enviados pela Alemanha para interceptar alvos em médio e curto alcance (vídeo abaixo).
ATUALIZAÇÕES:
- 19/04/2023 – 10h02. O ministro da Defesa ucraniano Oleksandr Kuzmuk confirmou há pouco que também recebeu o sistema de defesa aérea Patriot dos Estados Unidos.
- —
(Em atualização)