Alemanha se torna o primeiro país a entregar o sistema avançado de defesa aérea Patriot à Ucrânia

Sistema de defesa aérea (lançador e míssil MIM-104) Patriot | Imagem por Kelly Michals

BERLIM, 18 de abril — O tabela de divulgação semanal de equipamentos militares da Alemanha que foram enviados à Ucrânia foi atualizada nesta tarde para incluir a primeira transferência confirmada do sistema moderno de defesa aérea (“com mísseis”) Patriot; o sistema já havia sido prometido pela Alemanha, Estados Unidos e Holanda.

Ao menos dois grandes grupos de soldados ucranianos já teriam terminado o treinamento para operar esse tipo de sistema, tendo o primeiro grupo encerrado o treinamento no fim do mês passado nos Estados Unidos.

Chegada de um grupo de soldados ucranianos em Oklahoma, EUA, em janeiro deste ano, para treinar no sistema de defesa aérea Patriot

O governo alemão também anunciou o envio de mais unidades de caminhões Zetros e veículos de patrulha de fronteira.

Defesa aérea israelense (Sistema Patriot) abatendo um drone sírio
Defesa aérea saudita (Sistema Patriot) abatendo mísseis balísticos em Riyadh
Defesa aérea saudita (Sistema Patriot) abatendo mísseis balísticos em Riyadh

Estados Unidos e Holanda ainda não disseram quando enviarão o mesmo tipo de sistema, que é utilizado para proteger diversas potências militares parceiras do governo americano.

Também da Alemanha: A Ucrânia já utiliza, desde outubro do ano passado, os sistemas de defesa aérea IRIS-T SLM que foram enviados pela Alemanha para interceptar alvos em médio e curto alcance (vídeo abaixo).


ATUALIZAÇÕES:

  • 19/04/2023 – 10h02. O ministro da Defesa ucraniano Oleksandr Kuzmuk confirmou há pouco que também recebeu o sistema de defesa aérea Patriot dos Estados Unidos.
Post do ministro da Defesa ucraniano: “Patriots para patriotas. Você sabe visualizar um sonho? Devemos contá-lo ao mundo e dar-lhe vida! Isso é exatamente o que aconteceu com os Patriots, mesmo antes da guerra em larga escala, mesmo antes de minha nomeação para o cargo mais importante da minha vida no momento mais importante da minha vida. Foi exatamente o que aconteceu durante minha visita aos Estados Unidos em agosto de 2021, enquanto servia como DPM na Reintegração dos Territórios Ocupados Temporários. Foi quando eu disse pela primeira vez aos nossos parceiros: “Precisamos dos Patriots”. A liberdade e a independência do nosso país estão ameaçadas. E o que ouvimos? É impossível! Mas o impossível é possível. Hoje, nosso belo céu ucraniano se torna mais seguro porque os sistemas de defesa aérea Patriot chegaram à Ucrânia. Nossos defensores aéreos os dominaram o mais rápido que puderam. E nossos parceiros mantiveram sua palavra.”

(Em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Tribunal Penal Internacional iguala Netanyahu a Putin e emite mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense, que em teoria não poderá pisar em 124 países

HAIA, 21 de novembro — Juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, alegando possuir “motivos razoáveis”, emitiram há pouco um mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, acusado de cometer supostos “crimes de guerra” e “crimes contra a humanidade” durante a...