MOSCOW, 17 de março — Após três dias de eleições presenciais e online, a mídia estatal russa divulgou agora os primeiros números das “eleições” que elegerão Vladimir Putin (71) para que ele tente chegar aos 30 anos no poder na Rússia.
Os primeiros resultados, oficialmente publicados pela Comissão Central Eleitoral da Rússia, indicam que Putin continuará no poder do país com 87,85% dos votos, na eleição que foi marcada por prisões, mortes, protestos e em meio a uma guerra por conta da nova invasão à Ucrânia.
Na Chechênia, Putin teria “vencido” por pouco mais de 99,3% dos votos.
Nos territórios ucranianos ocupados parcialmente pela Rússia desde 2022, de acordo com o país, a participação teria superado 85%.
Relevante: Os territórios ocupados pela Rússia na Ucrânia, Moldávia e Geórgia são reconhecidos apenas por Nicarágua, Venezuela, Síria, Coreia do Norte e Nauru*
Os outros três candidatos que puderam concorrer, aliados de Putin, de acordo com os números oficiais, tiveram cerca de 3% dos votos.
Nas últimas eleições ao cargo de presidente, Putin “venceu” por 53,4%, 71,9%, 63,6% e 76.6%.
Caso Putin complete este novo “mandato”, ele terá permanecido no poder por mais tempo do que qualquer outro mandatário russo desde Catarina, a Grande, no século XVIII (morreu em 1796).
Ainda não existem dados oficiais divulgados pelo regime russo de quantos foram presos por manifestações nos três dias do “pleito” que terminou hoje.
(Matéria em atualização)