Após áudios criticando Moraes e PF, Cid sai preso de audiência no STF por “descumprimento de medidas cautelares e obstrução de justiça”

Tenente-coronel Mauro Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro | Imagem por Antônio Cruz/Agência Senado

BRASÍLIA, 22 de março — O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi preso novamente nesta tarde após passar por uma audiência no Supremo Tribunal Federal para esclarecer áudios que foram divulgados ontem pela Revista VEJA no qual Cid critica a Polícia Federal e o ministro Alexandre de Moraes pela maneira como estão sendo conduzidas as investigações que o envolvem; a casa de Cid está sendo alvo de busca e apreensão pela PF (seu aparelho celular também foi apreendido).

Por ordem de Alexandre de Moraes, Cid foi preso por “descumprimento de medidas cautelares” (utilização do WhatsApp, interpretado como rede social) e por “obstrução de justiça”.

De acordo com a PF, socorristas precisaram socorrê-lo quando ele recebeu a notícia da nova prisão.

Cid havia sido preso pela primeira vez em maio de 2023, em uma operação que investiga falsificação de cartões de vacinação e que rendeu, no último dia 19/03, a Cid e mais 16 pessoas no, incluindo o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro, um indiciamento pela Polícia Federal por falsidade ideológica de documento público, tentativa de inserção de dados falsos em sistema de informações e uso de documento falso.

Após seis meses detido, em setembro do ano passado, após um acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal (homologado por Alexandre de Moraes), Cid foi solto e estava cumprindo medidas cautelares desde então.

Nos áudios divulgados pela VEJA (gravados na semana passada), que fizeram com que Cid fosse levado hoje para depor no Supremo, o tenente-coronel diz que sua sentença e as sentenças dos investigados já estavam prontas, insinuando que a investigação seria um teatro.

“Você pode falar o que quiser. Eles não aceitavam e discutiam. E discutiam que a minha versão não era a verdadeira, que não podia ter sido assim, que eu estava mentindo […] O Alexandre de Moraes é a lei. Ele prende, ele solta, quando ele quiser, como ele quiser. Com Ministério Público, sem Ministério Público, com acusação, sem acusação […] O Alexandre de Moraes já tem a sentença dele pronta, acho que essa é que é a grande verdade. Ele já tem a sentença dele pronta. Só tá esperando passar um tempo. O momento que ele achar conveniente, denuncia todo mundo, o PGR (Procurador-Geral da República) acata, aceita e ele prende todo mundo […] Eles estão com a narrativa pronta. Eles não queriam saber a verdade, eles queriam só que eu confirmasse a narrativa deles. Entendeu? É isso que eles queriam. E todas as vezes eles falavam: Ó, mas a sua colaboração. Ó, a sua colaboração está muito boa’. Ele até falou: Vacina, por exemplo, você vai ser indiciado por nove negócios de vacina, nove tentativas de falsificação de vacina. Vai ser indiciado por associação criminosa e mais um termo lá. Ele falou assim: Só essa brincadeira são trinta anos para você […] Quem mais se f. fui eu. Quem mais perdeu coisa fui eu. O único que teve pai, filha, esposa envolvido, o único que perdeu a carreira, o único que perdeu a vida financeira fui eu. Ninguém perdeu carreira, ninguém perdeu vida financeira como eu perdi. Todo mundo já era quatro estrelas, já tinha atingido o topo, né? O presidente teve Pix de milhões, ficou milionário, né? Se eu não colaborar, vou pegar trinta, quarenta anos. Porque eu estou em vacina, eu estou em joia. Vai entrar todo mundo em tudo. Vai somar as penas lá, vai dar mais de 100 anos para todo mundo. Entendeu? A cama está toda armada. E vou dizer: os bagrinhos estão pegando dezessete anos. Teoricamente, os mais altos vão pegar quantos?” -Mauro Cid

Cid já passou pelo exame de corpo de delito e voltará a ficar preso (sem prazo definido) no Batalhão do Exército, no mesmo lugar onde ele permaneceu durante seus seis meses de prisão.


(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais