Bloco de direita vence na Itália e conservadora Giorgia Meloni será a próxima primeira-ministra do país

Nova primeira-ministra italiana Giorgia Meloni | Imagem por VOX España/CPAC 2022 con Hermann Tertsch y Victor Gonzalez

ROMA, 25 de setembro — De acordo com os últimos números divulgados na Itália, a conservadora Giorgia Meloni, que lidera o partido “Irmãos da Itália” (Fratelli d’Italia), será a próxima primeira-ministra do país; Meloni é discreta, tem 45 anos, tem uma filha com seu companheiro, e será a primeira mulher a ocupar este cargo.

De acordo com o Ministério do Interior italiano, o comparecimento às urnas foi de apenas 64,7% da população votante.

A nova primeira-ministra lidera o maior partido em uma aliança (coalizão) de centro-direita com o Partido “Liga”, de Matteo Salvini, que antes liderava a direita italiana e que perdeu o apoio após virar base de sustenção do último governo liderado pelo burocrata Mario Draghi (ele foi muito criticado pela questão das restrições sanitárias), e o “Forza Italia”, de Silvio Berlusconi, que juntos conseguiram uma grande e esperada vitória na eleição parlamentar de hoje.

Seu partido era o único grande partido de oposição ao governo do burocrata demissionário Mario Draghi; ela era a única que defendia uma moderação nas restrições sanitárias para que os trabalhadores fossem preservados.

Não são esperadas mudanças no comportamento da Itália com relação à guerra na Ucrânia e apoio à OTAN; a nova primeira-ministra é crítica do governo do presidente russo Vladimir Putin, apoia publicamente a OTAN e no início do mês disse que “a Europa corre risco de se ver sob a influência chinesa, então temos que lutar essa batalha” (caso o continente perca a guerra no contexto geral).

A coalizão da direita italiana está projetada para ganhar cerca de 43~49% dos votos, segundo pesquisas realizadas durante a votação; o partido da nova primeira-ministra está projetado para levar sozinho de 23~27% dos votos.

Confirmando este resultado, Meloni terá ao menos 115 assentos na Câmara Alta (Senado), onde 104 votos são necessários para a formação de uma maioria.

Post de agradecimento da nova primeira-ministra italiana Giorgia Meloni:

“Hoje escrevemos história. Esta vitória é dedicada a todos os militantes, dirigentes, apoiadores e a todas as pessoas que – nos últimos anos – contribuíram para a concretização do nosso sonho, oferecendo-se de corpo e alma de forma espontânea e sem interesses. A quem, apesar das dificuldades e dos momentos mais complexos, se manteve no seu lugar, com convicção e generosidade. Mas, sobretudo, é dedicado a quem acredita e sempre acreditou em nós. Não trairemos sua confiança. Estamos prontos para reviver a Itália. OBRIGADA!”

(em atualização / aguardando os resultados oficiais)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Em nova entrevista, falando sobre a reforma tributária, Lula defende imposto para “carne chique” e isenção para ovo e frango

BRASÍLIA, 2 de julho — Em uma entrevista concedida nesta manhã à Rádio Sociedade, com transmissão oficial em seus canais na internet, o presidente Lula, que está cumprindo uma agenda na Bahia, ao responder um questionamento sobre a ideia de isentar as carnes de...