Boca de urna indica triunfo da esquerda e dura derrota dos Conservadores após 14 anos no comando do Reino Unido

Keir Starmer, provável próximo primeiro-ministro do Reino Unido | Imagem por divulgação oficial

LONDRES, 4 de julho — Conforme todas as pesquisas locais já indicavam, incluindo as encomendadas pelo partido governista, o levantamento de boca de urna das eleições legislativas realizadas hoje no Reino Unido aponta que os Conservadores britânicos, que governam o país há 14 anos e conquistaram uma grande maioria no Parlamento durante o BREXIT, sofreram uma dura derrota, a pior em 200 anos, e deverão dar espaço para a formação de um governo de esquerda, do Partido Trabalhista.

De acordo com as projeções, o Partido Trabalhista, liderado por Keir Starmer (61), deverá eleger 410 parlamentares das 650 cadeiras do Parlamento, enquanto o Partido Conservador, liderado pelo primeiro-ministro Rishi Sunak, ficará com apenas 131 parlamentares, seguido pelo Partido Liberal Democrata (LibDems) com 61, pelo partido Reform UK com 13, e pelo Partido Nacional Escocês (SNP) com 10.

O número seria suficiente, com uma sobra de 170 cadeiras, para Keir Starmer se tornar o novo primeiro-ministro do Reino Unido.

No período dos últimos 14 anos, o Partido Conservador no Reino Unido teve cinco primeiros ministros: David Cameron (2010-2016), Theresa May (2016-2019), Boris Johnson (2019-2022), Liz Truss (2022) e Rishi Sunak (2022-2024).

Divulgados os números, o líder do partido com maioria no Parlamento receberá uma autorização formal do rei Charles III para assumir o cargo de primeiro-ministro e estabelecer um novo governo.


(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Após problema no México, governo corre para viabilizar a compra de um avião de luxo para substituir a aeronave presidencial brasileira

BRASÍLIA, 2 de outubro — De acordo com interlocutores do governo, o ministro da Defesa José Múcio Monteiro interrompeu suas férias nos Estados Unidos para se reunir com o Comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, e posteriormente com o próprio presidente Lula...