OTTAWA, 26 de maio — O governo canadense confirmou, através de nota oficial divulgada após uma reunião da ministra da Defesa canadense e o Chefe do Estado-Maior da Defesa do Canadá com aliados e com a Ucrânia, que entregará um lote de 43 mísseis ar-ar AIM-9 para a Força Aérea ucraniana; país também anunciou que entregará um grande pacote de armas pequenas e metralhadoras pesadas que foram prometidos em abril, além de levar mais uma equipe médica de treinamento para treinar ucranianos na Polônia.
O míssil é uma versão do equipamento que foi utilizado para abater os polêmicos balões chineses que viraram notícia no último mês e provavelmente será utilizado com alguma adaptação em caças ucranianos de construção soviética MiG-29 e Su-27.
Desde o início da guerra, o país já entregou cerca de US$ 8 bilhões em auxílios à Ucrânia, incluindo pouco mais de US$ 1 bilhão em equipamentos militares (o valor total inclui o gasto com treinamento de soldados).
“O apoio do Canadá à Ucrânia é inabalável. Quando viajo pelo Canadá, vejo bandeiras ucranianas em casas, pequenas empresas e carros – porque os canadenses entendem que a luta da Ucrânia para se defender também é uma luta por soberania, liberdade e independência. Na reunião produtiva de hoje, discutimos as prioridades de defesa mais prementes da Ucrânia e reafirmei que o Canadá estará lá para apoiar a Ucrânia no curto e no longo prazo.” –ministra da Defesa canadense Anita Anand
Em breve, de acordo com o governo canadense, além de metralhadoras pesadas, o país também entregará cerca de 21 mil fuzis (quase 5 mil já na próxima semana) e 2,4 milhões de munições à Ucrânia.
Entre as entregas militares do Canadá à Ucrânia que foram realizadas até o momento estão sistemas de defesa aérea NASAMS (sistema utilizado na defesa da Casa Branca), obuseiros M777 155mm, 8 tanques Leopard 2A4, munições guiadas M982 Excalibur, fuzis, metralhadoras pesadas, granadas de mão, equipamentos canadenses de desminagem, e armas antitanque.
(Em atualização)