TAIPEI, 8 de abril — O regime chinês anunciou nesta noite que realizará exercícios militares ao redor de Taiwan (que a China considera como parte de seu território) por 3 dias em resposta à visita da presidente taiwanesa Tsai Ing-wen aos Estados Unidos; a China também havia dito que não iria tolerar que a presidente taiwanesa fosse recebida pelo presidente da Câmara americana, o deputado Republicano Kevin McCarthy – encontro que aconteceu normalmente no último dia 05/04.
De acordo com a China, serão realizadas “patrulhas de prontidão de combate” e “exercícios militares no Estreito de Taiwan e ao norte, sul e leste de Taiwan”.
Os exercícios terão início hoje, enquanto a presidente taiwanesa se encontra – em Taiwan – com uma delegação de legisladores dos EUA, liderada por Michael McCaul, presidente do Comitê de Relações Exteriores da Câmara americana, que viajou para a ilha enquanto a mandatária estava em solo americano.
A China também realizou exercícios militares ao redor de Taiwan em agosto do ano passado, logo após a ex-presidente da Câmara dos EUA, a deputada Democrata Nancy Pelosi, visitar a ilha.
Não é esperado que a China faça um exercício maior do que o movimento realizado em agosto.
Um outro exercício militar chinês foi registrado em dezembro do ano passado*
Ainda não se sabe quantos e quais navios e aeronaves participarão deste exercício militar.
De acordo com o Ministério da Defesa de Taiwan, 13 aeronaves militares e 3 navios foram detectados perto de Taiwan às 6h (horário local) de hoje (ainda não é um número incomum).
Em comunicado oficial, o Ministério da Defesa taiwanês também disse que responderá com “calma, racionalidade e com uma atitude séria”, sem escalar conflitos e “nem causar disputas”.
ATUALIZAÇÕES:
- 01h37 – Ao menos 8 embarcações e 42 aeronaves estão na região;
- 08h01 – Número de aeronaves chinesas na região atualizado para 71;
- 10/04/2023, 01h22 – China confirma que está neste momento simulando um bloqueio marítimo e aéreo da ilha;
- 10/04/2023, 6h21 – China diz que completou “com sucesso” seus exercícios militares de 3 dias ao redor de Taiwan;
- —
(em atualização)