Com crise no setor do varejo, Shopping centers fecharam ao menos 127 grandes lojas em agosto; entre os destaques estão Polishop, Ponto, Triton, Ri Happy, Tok&Stok e Marisa

Imagem ilustrativa por Güldem Üstün (CC)

SÃO PAULO, 2 de outubro — De acordo com um relatório produzido por analistas do Bank of America (BofA), com os dados organizados pela InfoMoney/Estadão, baseado em uma pesquisa realizada com 146 shopping centers e cerca de 28 mil estabelecimentos, apenas no último último mês de agosto, ao menos 127 grandes lojas que ficavam nos centros comerciais fecharam suas portas; destaques englobam empresas que estão tentando acertar suas contas por conta de endividamentos.

Os dados de agosto anularam as 82 inaugurações que foram registradas no mês de julho.

De acordo com o relatório, a empresa Polishop foi quem mais fechou lojas no último mês (9 lojas). Até o mês passado, a empresa, que sofreu muito na pandemia e acumula processos de despejo, fechou 23 lojas em shopping centers.

Outros grandes nomes que aparecem na lista de agosto são: Triton, Ponto (ex-Ponto Frio, do grupo Casas Bahia), Puket e Imaginarium (as duas últimas pertencentes à Americanas, em recuperação judicial), com o fechamento de cinco lojas cada.

De acordo com o presidente do grupo Casas Bahia, Renato Franklin, a Ponto (ex-Ponto Frio) fechará de 50 a 100 lojas deficitárias, com a intenção de liberar ao menos R$ 1 bilhão em estoques.

Na lista de empresas que mais fecharam lojas desde o início do ano, aparecem as gigantes Tok&Stok (fechou 11 lojas desde o início do ano), Ri Happy (fechou 8 lojas desde o início do ano e conseguiu renegociar seu passivo) e Marisa (fechou 11 lojas desde o início do ano).

Desde o início de sua restruturação, a gigante Marisa já fechou 80 lojas.

A gigante Tok&Stok conseguiu refinanciar seu passivo após receber um aporte do fundo Carlyle. É esperado que a empresa participe de uma fusão (e aquisição) com a Mobly*

Quanto às inaugurações, os destaques positivos do ano ficaram com as empresas Milky Moo de milkshakes, com 23 lojas abertas, a gigante dos doces Fini, com 15 lojas abertas, a gigante das malas, bolsas e mochilas Bagaggio, com 14 lojas abertas, a gigante das joias e bijuterias Vivara, com 12 lojas abertas, e a gigante dos cosméticos Natura, com 10 inaugurações.


(Em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Boca de urna indica triunfo da esquerda e dura derrota dos Conservadores após 14 anos no comando do Reino Unido

LONDRES, 4 de julho — Conforme todas as pesquisas locais já indicavam, incluindo as encomendadas pelo partido governista, o levantamento de boca de urna das eleições legislativas realizadas hoje no Reino Unido aponta que os Conservadores britânicos, que governam o país há 14 anos...