Comissão Europeia decide por banir a utilização do aplicativo TikTok por todos os seus funcionários

Aplicativo TikTok | Imagem por Solen Feyissa

BRUXELAS, 23 de fevereiro — A Comissão Europeia decidiu oficialmente por proibir o aplicativo TikTok em dispositivos oficiais e pessoais (que possuam emails e aplicativos oficiais instalados) usados por funcionários da Comissão.

Segundo a nova regra, os funcionários devem remover o aplicativo “o mais rápido possível”, com prazo oficial final até 15 de março.

Quem não cumprir o prazo estipulado da nova regra, perderá o acesso aos aplicativos corporativos e emails.

“A medida visa proteger a Comissão contra ameaças e ações de segurança cibernética que possam ser exploradas para ataques cibernéticos contra o ambiente corporativo da comissão” –Sonya Gospodinova, porta-voz da Comissão Europeia

Essa não é a primeira vez que o aplicativo TikTok, da empresa chinesa ByteDance, é proibido em aparelhos de oficiais ao redor do mundo (Estados Unidos, Europa e Índia) por temores sobre o processamento de dados de usuários feito por Pequim/Beijing.

Funcionários da empresa ByteDance, controladora do TikTok, com a bandeira do Partido Comunista Chinês (partido que controla o regime local) | ARQUIVO

Em junho do ano passado, a agência BuzzFeed conseguiu áudios de reuniões de executivos da empresa onde era abertamente discutido o acesso dos dados de usuários pela China.

Em novembro, a própria empresa TikTok admitiu que alguns funcionários da empresa na China podiam acessar os dados de usuários da Europa.

Desde então a empresa promete apresentar um “plano robusto” para processar os dados nos próprios países.

Ainda não existem notas ou falas públicas sobre o assunto, mas é provável que a medida seja seguida por outras instituições locais como o Conselho Europeu e o próprio Parlamento Europeu.


(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Tribunal Penal Internacional iguala Netanyahu a Putin e emite mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense, que em teoria não poderá pisar em 124 países

HAIA, 21 de novembro — Juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, alegando possuir “motivos razoáveis”, emitiram há pouco um mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, acusado de cometer supostos “crimes de guerra” e “crimes contra a humanidade” durante a...