Coreia do Norte realiza mais um teste com mísseis balísticos, o DÉCIMO do ano; projétil, que ainda está voando, provavelmente cairá na Zona Econômica Exclusiva do Japão

Míssil balístico intercontinental/ICBM norte-coreano Hwasong-17, apresentado em 2020 | Imagem pela estatal Rodong Sinmun/Divulgação

PYONGYANG, 24 de março — Japão e Coreia do Sul confirmaram agora que mais um projétil não identificado foi disparado pela Coreia do Norte; este é -de longe- o começo de ano com mais disparos e testes da história.

O projétil, que por ora parece ser um ICBM/míssil balístico intercontinental (aguardemos por confirmações), está voando há quase 1 hora.

Segundo a guarda costeira japonesa, o míssil provavelmente caíra na Zona Econômica Exclusiva do Japão (se confirmado, será uma grande escalada).

Pela movimentação observada em imagens capturadas por satélites, o ocidente já estava esperando por um teste de mísseis balísticos intercontinentais; o último aconteceu no dia 15/03 deste ano e acabou falhando (explodiu logo após o disparo).

Se não contarmos com a falha do dia 15/03, o último disparo de um míssil balístico intercontinental norte-coreano foi registrado no dia 28/11/2017.

Este é o décimo teste do ano (os outros disparos foram realizados nos dias 04/01, 10/01, 14/01, 16/01, 26/01, 29/01, 26/02, 04/03 e 15/03).

Um outro teste/disparo foi realizado no dia 24/01, porém não com mísseis balísticos, e estes não receberam sequer uma publicação nas mídias estatais locais* (menos relevantes).

Detalhes sobre o disparo, nome do projétil, trajetória de vôo, horário, imagens e local do lançamento, costumam (não é regra) ser anunciados na manhã do dia seguinte (horário local).


Atualização 3h56 (horário de Brasília): A guarda costeira japonesa confirmou que o projétil acabou de cair / “já desceu”. O míssil norte-coreano, como previsto, pousou 170 km a oeste de Aomori, dentro da zona econômica exclusiva do Japão.

Atualização 4h22 (horário de Brasília): A Coreia do Sul estima que o projétil voou por ~65 minutos. O Japão diz que o míssil é um modelo novo e que ele voou por 71 minutos.

*Os dois países estimam que o míssil tem um alcance de 15.000km (alcança basicamente -quase- qualquer país).

Confirmação visual do míssil balístico intercontinental que foi disparado pela Coreia do Norte / imagem por um F-15 japonês:

Atualização 18h12 (horário de Brasília): Coreia do Norte confirma o teste realizado ontem com um míssil balístico intercontinental, o primeiro (efetivo) desde 2017.

Míssil “Hwasong-17”, lançado do aeroporto internacional de Pyongyang.

“O míssil balístico intercontinental ‘Hwasong-17’, lançado no Aeroporto Internacional de Pyongyang, voou 1.090 quilômetros por 4.052 segundos (67 minutos / Coreia do Sul estimava ~65 minutos e Japão ~71 minutos) enquanto subia à altitude mais alta de 6.248,5 quilômetros antes de atingir corretamente o alvo nas águas sobre o Mar do Leste da Coreia.” (Não foi este o local da queda* / essa parte é mentira)

Observação: Este é literalmente o maior míssil de propelente líquido já disparado de um lançador móvel.

Ele alcançou uma altitude 15x superior à da Estação Espacial Internacional (exemplo*).


(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Veículo que transportava “fontes radioativas” é furtado em São Paulo

SÃO PAULO, 5 de julho — A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão ligado Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgou uma “nota à sociedade” dizendo um veículo que carregava material radioativo foi furtado na Zona Leste de São Paulo na madrugada do...