PYONGYANG, 10 de janeiro — Japão e Coreia do Sul confirmaram há pouco que mais um projétil não identificado foi disparado pela Coreia do Norte; o projétil caiu no Mar do Japão.
Este é o segundo teste do ano (último aconteceu no dia 04/01/2022).
Detalhes sobre o disparo, projétil, trajetória de vôo, horário e local do lançamento, devem ser anunciados na manhã desta terça-feira (anúncios sempre são feitos pela manhã).
Antes do teste realizado no dia 04/01, o último movimento registrado nesta época do ano foi um teste nuclear conduzido em 06 de janeiro de 2016.
Nada indica que este disparo tenha sido diferente do disparo anterior. O teste provavelmente foi parte dos “exercícios de inverno” (justificativa do último disparo) da Coreia do Norte.
O ditador/líder, Kim Jong-un, sequer foi citado na reportagem da estatal local KCNA sobre o último lançamento*
Atualização de dados sobre o teste:

- O disparo foi acompanhado pelo líder/ditador Kim Jong-un (primeira vez que ele faz isso em ~2 anos)
- A irmã do líder/ditador, Kim Yo Jong, que foi recém promovida em sua posição social (havia sido rebaixada), também acompanhou o teste e apareceu nas publicações da estatal local
- Foi novamente um teste com um míssil hipersônico / versão melhorada do Hwasong-8 (HGV)
- Os novos mísseis/veículos testados nos dias 05/12 e 10/12 não receberam nomes/não tiveram seus nomes divulgados
- Após o terceiro teste com mísseis hipersônicos, a Coreia do Norte está no caminho de um ano movimentado e muito provavelmente testará seu primeiro ICBM/Míssil Balístico Intercontinental desde 2017
- O míssil carregava um HGV (Veículo planador hipersônico), que ao contrário do MaRV (Veículo de reentrada manobrável) utilizado no último dia 04/01/2022, é teoricamente mais fácil de manobrar
- O míssil/veículo testado no dia 04/12 atingiu a velocidade máxima de ~5.800km/h (Mach 6 / baixa pelo padrão do míssil / provavelmente por conta da distância e manobra final)
- O míssil/veículo testado no dia 10/12 atingiu a velocidade máxima de 12.400km/h (Mach 10 / sim, o número está correto)
- De acordo com a Coreia do Sul, o míssil/veículo viajou por ~700km
- De acordo com a Coreia do Norte, o míssil/veículo viajou por ~1.000km e atingiu o alvo “com grande capacidade de manobra”




(em atualização)