PYONGYANG, 29 de janeiro — O Japão confirmou há pouco que mais um projétil não identificado foi disparado pela Coreia do Norte; este já é o mês com mais disparos (testes) da história.
Este é o sexto teste do ano (os outros disparos foram realizados nos dias 04/01, 10/01, 14/01, 16/01 e 26/01)
Um outro teste/disparo foi realizado no dia 24/01, porém não com mísseis balísticos, e estes não receberam sequer uma publicação nas mídias estatais locais* (menos relevantes).
Sendo este o sexto disparo/teste do ano, a Coreia do Norte já teria realizado neste ano o mesmo número de testes/disparos que foram realizados durante todo o ano de 2021, e ainda não entramos em fevereiro.
O míssil foi disparado às 07h56 da manhã deste domingo (horário local) e caiu na água/atingiu o alvo às 08h22.
O projétil, que é provavelmente um míssil balístico de alcance intermediário (não confirmado), percorreu uma distância de ~800km e atingiu uma altitude máxima de 2.000km (lembrando um teste realizado pela Coreia do Norte em 2017).
Essa altitude é 5 vezes maior que a altitude onde se encontra a Estação Espacial Internacional.
O disparo de um míssil balístico de alcance intermediário é uma grande violação de acordos preestabelecidos (provavelmente veremos mais provocações a seguir, como testes de mísseis balísticos intercontinentais).
Detalhes sobre o disparo, projétil, trajetória de vôo, horário, imagens e local do lançamento, devem ser anunciados na manhã da segunda-feira no horário local (anúncios sempre são feitos pela manhã / já é domingo no horário local).
ATUALIZAÇÃO:
As primeiras imagens foram divulgadas agora, às 18h12 do dia 30/01 (horário de Brasília), por uma estatal norte-coreana.
O projétil era de fato um Míssil Balístico de alcance intermediário Hwasong-12, tornando este teste o mais pesado desde 2017.
(em atualização)