PYONGYANG, 14 de janeiro — Japão e Coreia do Sul confirmaram há pouco que mais um projétil não identificado foi disparado pela Coreia do Norte; o trajeto do projétil ainda não foi divulgado (post será atualizado).
O primeiro relatório da Coreia do Sul indica o disparo de 2 mísseis balísticos pequenos que partiram de uma base na província de Pyongan (ainda sem confirmações)
Detalhes sobre o disparo, projétil, trajetória de vôo, horário e local do lançamento, devem ser anunciados na manhã deste sábado (anúncios sempre são feitos pela manhã / o míssil foi disparado na tarde -horário local- desta sexta-feira)
Este é o terceiro teste do ano.
O primeiro teste/disparo do ano aconteceu no dia 04/01/2022. O míssil carregava um MaRV (Veículo de reentrada manobrável) que atingiu a velocidade máxima de ~5.800km/h (Mach 6) e viajou por 500 quilômetros.
O segundo teste/disparo do ano aconteceu no dia 10/01/2022. O míssil carregava um HGV (Veículo planador hipersônico) que atingiu a velocidade máxima de ~12.400km/h (Mach 10) e viajou por 700~1.000 quilômetros.
Os 2 últimos mísseis não tiveram seus nomes divulgados e não eram mísseis conhecidos (aparentemente eram versões melhoradas dos últimos mísseis/veículos testados pelo país).
O míssil foi disparado há pouco, durante a tarde no horário local (~15h05).
O disparo ocorreu logo após a Coreia do Norte criticar duramente os Estados Unidos pelas novas sanções anunciadas ontem contra os dois últimos testes. A Coreia do Norte prometeu uma “reação mais forte e mais explícita” se os Estados Unidos “mantiverem uma postura de confronto”.
Kim Jong-un, o líder/ditador local, após ficar cerca de 2 anos sem acompanhar testes militares, conduziu pessoalmente o disparo realizado no último dia 10/01/2022.
ATUALIZAÇÃO
A Coreia do Norte disparou um míssil balístico KN-23 e utilizou um vagão de locomotiva como base/equipamento de disparo.
(em atualização)