DHARAMSHALA, 10 de abril — O líder espiritual e religioso Dalai Lama, de 87 anos, emitiu publicamente há pouco um pedido de desculpas por conta de um vídeo registrado na Índia no último dia 28 de fevereiro, onde ele interagia com cerca de 120 alunos que haviam concluído um programa de treinamento de habilidades organizado pela Fundação M3M, braço filantrópico da empresa imobiliária M3M Group.
No vídeo, o atual (14°) Dalai Lama, Tenzin Gyatso, é perguntado pelo menino se ele pode o abraçar. O líder espiritual então aponta para sua bochecha, dizendo “primeiro aqui” e o menino beija sua bochecha e lhe dá um abraço. Logo após o abraço, enquanto segurava a mão do menino, Dalai Lama acena para seus lábios e diz “Acho que aqui também” e beija o menino indiano na boca.
A cena mais polêmica vem logo em seguida, com o líder espiritual encostando sua testa com a testa do menino e colocando língua para fora, dizendo “e chupe a minha língua”.
O pedido de desculpas do líder espiritual foi publicado há pouco em suas redes sociais oficiais.
O Dalai Lama, figura budista viva mais conhecida do mundo, vive em exílio na cidade de Dharamshala, no norte da Índia, desde 1959.
(em atualização)