WASHINGTON DC, 15 de maio — As equipes do presidente americano Joe Biden e do ex-presidente Donald Trump anunciaram agora que o primeiro – e possivelmente único – debate presidencial desta campanha pela Casa Branca, para a eleição nos Estados Unidos que está marcada para o dia 5 de novembro, será realizado pela CNN às 22h (horário de Brasília) do dia 27 de junho, em Atlanta, em um auditório vazio.
De acordo com uma nota que foi divulgada há pouco pela emissora, “para garantir que os candidatos possam aproveitar ao máximo o tempo concedido no debate, não haverá audiência presente. Os moderadores do debate e detalhes adicionais serão anunciados posteriormente”.
Um segundo debate, que pode ser cancelado a pedido de qualquer um dos lados, poderá acontecer em setembro, antes do início das votações antecipadas.
O anúncio das equipes acontece horas após Biden divulgar um vídeo desafiando Trump para dois debates em estúdios de TV antes das eleições de novembro.
“Donald Trump perdeu dois debates para mim em 2020. Desde então, ele não apareceu para debates. Agora ele está agindo como se quisesse debater comigo novamente. Bom, me dê essa alegria, cara. Eu até farei isso duas vezes. Então, vamos escolher as datas, Donald. Ouvi dizer que você está livre às quartas-feiras.” -Joe Biden
Em suas redes sociais (Truth Social), Trump afirmou que, apesar de aceitar o desafio, discordava da proposta de Biden de não debater diante de uma plateia.
“Estou pronto e disposto a debater o Trapaceiro-Joe nas duas datas propostas, em junho e setembro. Recomendaria fortemente mais de dois debates e, para fins de animação, em um local muito grande, embora Biden supostamente tenha medo de multidões — Isso só acontece porque ele não atrai multidões. Diga-me apenas quando, estarei lá. Vamos nos preparar para a disputa!” -Donald Trump
De acordo com um cronograma ainda não oficializado, é esperado que as equipes também acertem um debate televisionado entre candidatos à Vice-Presidência americana para o mês de julho, após a Convenção Nacional do Partido Republicado, onde Trump anunciará quem deverá ser sua (provavelmente mulher) parceira de campanha.
(Matéria em atualização)