BRASÍLIA, 28 de setembro — Com resistência apenas na base aliada, que pede por nomes mais ligados ao PT ou por uma ministra mulher, Flávio Dino foi chamado há pouco na CNN Brasil de “preparado” por Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, principal sigla de oposição, para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal no lugar de Rosa Weber; de acordo com Costa Neto, a sigla PL não apresentará resistência à Dino na sabatina do Senado (o partido possui 12 senadores e é a segunda maior bancada da Casa alta do Congresso).
“Se for um cidadão preparado, que é o caso, devemos votar a favor” -Valdemar da Costa Neto
Valdemar já estava sendo questionado sobre o assunto desde ontem quando apareceu em uma matéria do O Globo sobre ter dito a correligionários do PL que o atual ministro da Justiça seria “o melhor nome para Lula colocar no Supremo” e que o presidente “Lula aprendeu”.
A última indicação de Lula, de seu advogado Cristiano Zanin para ocupar a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski, também não sofreu qualquer resistência no Senado.
Zanin foi aprovado na sabatina (de 8 horas) da CCJ do Senado por 21 votos a 5, e no plenário por 58 votos a 18 (terceira maior votação dos ministros que atualmente fazem parte do Supremo Tribunal Federal).
Apesar da cerimônia de despedida de Rosa Weber ter acontecido ontem, a ministra se aposenta oficialmente hoje, deixando a Corte novamente com 10 ministros.
Flávio Dino tem apoio irrestrito e público dos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, e seu nome é visto como certo para ocupar a 11ª cadeira.
Em instantes, o ministro Luis Roberto Barroso tomará posse da presidência do Supremo, substituindo Rosa Weber, em cerimônia oficial com show da cantora Maria Bethânia.
(Em atualização)