BRATISLAVA, 17 de abril — O ministro da Defesa eslovaco Jaroslav Naď confirmou há pouco que seu país entregou “em segurança” os outros 9 caças MiG-29 que haviam sido prometidos à Ucrânia; a Eslováquia foi o primeiro país a entregar caças às Forças Armadas ucranianas no último dia 22 de março (inicialmente haviam sido entregues 4 unidades da aeronave).
A aprovação de envio das aeronaves foi concedida pelo governo local no dia 17/03, logo após a Polônia anunciar que faria o mesmo.
No último dia 16 de março, o primeiro-ministro polonês confirmou que enviaria o mesmo de aeronave à Ucrânia “nos próximos dias” (o governo polonês já entregou ao menos 8 das 23 unidades prometidas).
No meio desta última semana, a Alemanha autorizou que a Polônia também enviasse os caças MiG-29 que pertenciam à Alemanha Oriental (adquiriria em 2002) para a Ucrânia*
Outro país que também se comprometeu com a entrega de caças MiG-29 à Ucrânia é a Bulgária, que possui 16 aeronaves deste modelo (6 operacionais e modernizados), e que provavelmente fará o anúncio de envio nos próximos dias.
O país está desde o início do ano buscando peças no mercado internacional para deixar aeronaves prontas para envio.
Enquanto a Polônia planeja substituir as aeronaves entregues à Ucrânia com a recente compra de 48 caças FA-50 sul-coreanos e 32 caças F-35A Lightning II americanos, a Eslováquia receberá 12 helicópteros de ataque AH-1Z Viper e 600 mísseis Hellfire II dos EUA através de um programa de aquisição de baixo custo.
A Bulgária receberá caças americanos F-16 de um acordo que foi fechado em 2022 (8 unidades compradas no início do ano e 8 unidades compradas no mês de outubro).
Até receber os caças, o país continuará sendo protegido por aeronaves da OTAN que estão estacionadas no país desde o ano passado.
O país também gostaria de receber aeronaves emprestadas de países europeus (acordo em andamento)*
(Em atualização)