Eslováquia se torna o primeiro país a enviar caças para a Ucrânia; Polônia e Bulgária enviarão o mesmo tipo de aeronave

Caça MiG-29 da Eslováquia | Imagem por Rob Schleiffert

BRATISLAVA, 23 de março — O governo eslovaco confirmou há pouco que entregou ontem, “em segurança”, quatro caças MiG-29 para a Ucrânia; outros nove caças serão entregues nas próximas semanas.

A Eslováquia foi o primeiro país a confirmar o envio de caças à Ucrânia.

O Ministro da Defesa do país, Jaroslav Naď, disse que as aeronaves foram levadas da Eslováquia para a Ucrânia por pilotos ucranianos com o auxílio da força aérea eslovaca; “Agradeço a todos os envolvidos pelo fantástico trabalho profissional”.

Vídeo publicado no dia 11/03 pela Força Aérea ucraniana com um par de caças MiG-29 (é possível visualizar que eles carregam mísseis R-73 produzidos localmente e mísseis americanos antiradar AGM-88 HARM)

A aprovação de envio das aeronaves foi concedida pelo governo local na última sexta-feira, após a Polônia anunciar que faria o mesmo.

No último dia 16 de março, o primeiro-ministro polonês confirmou que enviaria o mesmo de aeronave à Ucrânia “nos próximos dias”.

Segundo o presidente polonês, todos os 23 caças MiG-29 operacionais do país serão enviados para a Ucrânia.

Caça MiG-29 ucraniano registrado no início deste mês (não é a data do post) em Kherson, Ucrânia
Caça MiG-29 ucraniano sendo utilizado para abater um drone iraniano Shahed-136 (outubro/2022)
MiG-29 ucraniano sendo utilizado para abater um míssil de cruzeiro russo Kalibr (outubro/2022)

Também é esperado que Bulgária envie o mesmo tipo de aeronave ao país (Bulgária possui 16 caças deste modelo, que já é regularmente operado pela Ucrânia).

Não se sabe o número real de caças MiG-29 que ainda estão operacionais na Bulgária, porém o país está há meses comprando peças no mercado internacional para reparar este tipo de aeronave.

Histórico do envio de caças: Em março do ano passado, logo após o início da invasão russa de 2022 na Ucrânia, vários países europeus se dispuseram a enviar caças ao país; da última vez, a Polônia havia condicionado o envio dos seus caças MiG-29 a uma troca por caças americanos usados e com capacidades equivalentes (F-16 e F-15EX).

A troca chegou a ser cogitada pelos Estados Unidos, porém o ponto que travou o envio foi a falta de acordo sobre a base onde estes caças ficariam estacionados.

Na época, como a Ucrânia não tinha de onde decolar seus caças (problema que aparentemente foi resolvido, vide a grande movimentação de caças ucranianos registradas em vídeo nos últimos meses), a Polônia queria que os seus caças doados ficassem estacionados na base aérea americana de Rammstein, Alemanha, ideia que foi rejeitada pelos Estados Unidos e pelo próprio governo alemão.

Lembrete: A Rússia está desde o início utilizando bases aéreas externas nesta guerra com a Ucrânia (bases na Bielorrússia)*


ATUALIZAÇÃO:

Post do Ministério da Defesa da Eslováquia com imagens da transferência dos equipamentos

(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Sem Congresso: Governo inicia articulação para criar a “taxação dos super-ricos” no Supremo diante de uma possível  resistência dos parlamentares

BRASÍLIA, 29 de novembro — Assim como fez no caso da desoneração fiscal, emissários governistas reconhecem que o governo está articulando uma estratégia via Supremo Tribunal Federal para viabilizar a chamada “taxação dos super-ricos” — medida que, segundo o governo, abrange pessoas com renda...