Estatal iraniana confirma que país adquiriu caças russos modernos Su-35SE; aeronaves teriam sido fabricadas para o Egito, que abandonou a compra por medo de sanções

Caça russo Su-35S (RF-81719 RED 52) | Imagem por Anna Zvereva/Russian Air Force

TEHRAN, 12 de março — A estatal iraniana de notícias IRIB confirmou que o Irã finalizou a compra de caças russos modernos Su-35 Flanker-E para a sua Força Aérea.

Provavelmente serão entregues ao país os 24 caças Su-35SE que haviam sido feitos para o Egito, que cancelou a compra por medo de sofrer sanções.

Estatal iraniana IRNA também repercutindo a compra dos caças

Segundo a inteligência americana, a Rússia já teria treinado pilotos iranianos no caça Su-35 na primavera de 2022, vinculando o treinamento ao envio de equipamentos (drones) para a Rússia na guerra contra a Ucrânia.

A escolha do caça russo Su-35 pelo Irã já era esperada após um modelo (não real) da aeronave ter sido avistado em imagens de satélite (MAXAR) em uma base iraniana subterrânea que foi anunciada no mês passado (“Eagle 44”).

É esperado que o Irã também anuncie a compra de radares, helicópteros de ataque, aeronaves de treinamento Yak-130 e sistemas de defesa aérea S-400.

Segundo a estatal russa Sputnik (edição persa), prazos de entrega e quantidade “não foram divulgados porque a informação é sigilosa”.

Por muitos anos Rússia e China evitaram entregar esse tipo de equipamento ao Irã, que precisou canibalizar seus equipamentos já comprados anteriormente destes países para manter ao menos algumas unidades em pleno funcionamento.

A mudança no comportamento russo acontece hoje – muito provavelmente – pelo isolamento causado pela guerra na Ucrânia e pela nova aproximação com o Irã, que hoje envia muitos equipamentos militares para a Rússia de forma oficial.

A confirmação de venda dos caças russos e a provável venda do sistema de defesa aérea russo S-400 serão um novo desafio para Israel, que publicamente afirma que não deixará – fisicamente e se necessário com o “uso da força” – o Irã desenvolver armas nucleares*

Ainda não se sabej sobre a efetividade dos sistemas russos de defesa aérea contra os caças americanos que são utilizados por Israel, e nem sobre o tempo que levaria para o Irã ser treinado na utilização desse tipo de sistema (o treinamento convencional, em tempos normais, demoraria 2 anos).

Meses atrás, a Rússia enviou para a Síria alguns sistemas de defesa aérea S-300, que logo foram empregados na região que semanalmente recebe ataques aéreos israelenses contra equipamentos iranianos ou membros da Força Revolucionária Islâmica (militares iranianos sob o comando do líder supremo do Irã, Ayatollah Khamenei). O sistema russo não conseguiu deter os ataques e sequer chegou a colocar a vida dos pilotos israelenses em risco*

Após a comprovada ineficiência para a situação local, os equipamentos foram retirados dessa região e alguns foram registrados (imagens de satélite da empresa PLANET) sendo embarcados para a guerra na Ucrânia.


(em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais