Estatal norte-coreana divulga mensagem em que Kim Jong-un parabeniza a Rússia pelo seu “dia nacional” e volta a prometer apoio ao presidente russo; “estamos de mãos dadas”

Ditador norte-coreano Kim Jong-un | Imagem por Shealah Craighead/White House Archived

PYONGYANG, 12 de junho — A estatal norte-coreana de mídia KCNA divulgou há pouco uma mensagem do ditador norte-coreano Kim Jong-un de congratulações à Rússia pelo chamado “dia nacional da Rússia” (data que marca a adoção da Declaração de Soberania local, celebrada anualmente no país desde 1992) e de apoio à Vladimir Putin.

Na mensagem divulgada pela estatal KCNA, Kim Jong-un ofereceu à Putin congratulações em nome do regime norte-coreano “e seu povo” e disse que, “graças à decisão correta e orientação do presidente russo, a luta do povo russo” derrotará as “crescentes ameaças e desafios das forças hostis para privar a Rússia de sua soberania, segurança e vida pacífica”.

Kim Jong-un teria dito que “o povo da República Popular Democrática da Coreia está estendendo seu total apoio e solidariedade ao povo russo em sua luta total pela implementação da causa sagrada para preservar os direitos soberanos, o desenvolvimento e os interesses de seu país contra o arbítrio das práticas imperialistas e a realização da justiça internacional”.

Segundo o ditador norte-coreano, a amizade entre os dois países teria resistido a “todas as provações da história, geração após geração e século após século”.

A mensagem termina com um desejo de Kim Jong-un de “boa saúde e sucesso em seu trabalho responsável” a Vladimir Putin, “e ao simpático povo russo: constante prosperidade, desenvolvimento e vitória”.

“A justiça certamente vencerá e o povo russo continuará a adicionar glória à história da vitória […] a luta entrou em uma nova fase decisiva […] estamos de mãos dadas com o presidente russo […] o respeitado camarada Kim Jong-un em sua mensagem afirmou sua disposição de buscar uma cooperação estratégica mais estreita entre a República Popular Democrática da Coreia e a Rússia, mantendo-se firme com o presidente russo, em conformidade com o desejo comum dos povos dos dois países de cumprir o grande objetivo de construir um país poderoso e defender com segurança a paz e a segurança globais-mensagem divulgada pela estatal norte-coreana KCNA

Relevante: Embora a mídia internacional e a mídia estatal russa tenham falado sobre o envio de foguetes e projéteis de artilharia da Coreia do Norte para a Rússia, questão que foi elogiada e comentada em quase todos os programas de opinião da TV estatal russa, até o momento não foram registrados equipamentos norte-coreanos na guerra na Ucrânia. Até mesmo o envio de soldados que foi comentado pela mídia internacional e nos mesmos programas da TV estatal russa, nunca aconteceu.

Após toda a polêmica sobre o assunto, a mídia estatal norte-coreana chamou a história do envio de munições à Rússia de “boato” “criado para manchar a imagem do país”.

A TV estatal do ministério da Defesa russo, Zvezda, no início de março de 2022, já chegou a publicar um vídeo (citando falas do ministro da Defesa Sergei Shoigu) de soldados sírios “voluntários” que também seriam enviados pelo ditador Bashar al-Assad para lutar pela Rússia. Dos 16 mil soldados que foram prometidos publicamente, nenhum chegou realmente a pisar na Ucrânia (serviu apenas como propaganda local).


É esperado que a Coreia do Norte realize nos próximos dias mais uma tentativa de lançar um satélite espião.

O último lançamento, realizado no dia 30/05, acabou apresentando uma falha que derrubou o foguete (Chollima-1/천리마-1) que carregava o equipamento (satélite Malligyong-1/만리경-1).

Parte dos destroços foi rapidamente recuperada pela Coreia do Sul e pelo Japão horas após o lançamento.

A outra parte dos destroços continua sendo procurada pela Coreia do Sul e pela China neste exato momento.


(Em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Após problema no México, governo corre para viabilizar a compra de um avião de luxo para substituir a aeronave presidencial brasileira

BRASÍLIA, 2 de outubro — De acordo com interlocutores do governo, o ministro da Defesa José Múcio Monteiro interrompeu suas férias nos Estados Unidos para se reunir com o Comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, e posteriormente com o próprio presidente Lula...