WASHINGTON DC, 14 de fevereiro — O governo americano, através de sua embaixada em Kiev, que está sendo transferida para Lviv, emitiu agora mais um alerta de viagem com relação ao possível conflito entre Ucrânia e Rússia; documento pede que americanos deixem o país “imediatamente”.
Segundo o governo americano, cidadãos estadunidenses precisam sair do pais “devido às crescentes ameaças de ação militar russas” e porque as “condições podem deteriorar-se sem aviso prévio”.
Este não é o primeiro alerta de viagem emitido pelo governo dos EUA.
“Cidadãos dos EUA agora podem entrar na Polônia através da fronteira terrestre com a Ucrânia. Nenhuma aprovação precisa é necessária. Encorajamos aqueles que optarem por viajar para a Polônia por terra, a cruzar as fronteiras Korczowa-Krakovets ou Medyka-Shehyni […] A Embaixada dos EUA abriu um Centro de Boas-Vindas perto desses pontos de passagem de fronteira para prestar assistência aos cidadãos dos EUA que entrarem na Polônia vindos da Ucrânia […] Cidadãos dos EUA que decidirem por permanecer na Ucrânia e não partir imediatamente, conforme recomendado, devem preencher este formulário online para que possamos nos comunicar melhor com você. Os cidadãos dos EUA na Ucrânia devem estar cientes de que o governo dos EUA não poderá evacuar cidadãos dos EUA em caso de ação militar russa em qualquer lugar da Ucrânia” -trechos do novo alerta de viagem americano
O alerta foi divulgado pelo site oficial do governo/embaixada local e pelas redes sociais do Departamento de Estado americano.
(em atualização)