WASHINGTON, 24 de março — Os Estados Unidos estão realizando neste momento um ataque aéreo na região de Deir Ez Zor, Síria; alvos são milícias iranianas/financiadas pelo Irã, após uma base que abriga soldados americanos ter sido atacada nesta noite com cerca de 10 foguetes (sem feridos).
Este é o segundo ataque de milícia iraniana que recebe uma resposta militar americana em menos de dois dias.
Na noite de ontem, os Estados Unidos atacaram a mesma região após um outro ataque de milícias iranianas – realizado com um drone iraniano Qasef-1 – que acabou por tirar a vida de um contratado dos Estados Unidos e deixar 5 militares americanos feridos, além de um outro contratado; a resposta americana matou, com confirmações visuais, ao menos 8 membros do Hezbollah sírio (milícia local financiada pelo Irã).
A ataque de milícias que foi reportado mais cedo e que gerou essa resposta americana que está sendo registrada agora, envolveu cerca de 10 foguetes iranianos e não feriu soldados, contratados ou causou dano em equipamentos (um dos foguetes errou a base em 5 km de distância e atingiu a casa de um civil).
O ataque aéreo americano (resposta) que está sendo reportado neste momento também está sendo respondido com mais foguetes em bases americanas na Síria (simultaneamente).
Milícias iranianas falam publicamente em ataques sendo registrados agora em 3 bases americanas (não confirmado).
ATUALIZAÇÃO:
- Oficiais americanos confirmam que ao menos duas bases americanas/com americanos na Síria foram atacadas nesta noite por milícias financiadas pelo Irã (comandadas pela Guarda Revolucionária Islâmica/Irã). Uma base foi alvo de 3 drones (iranianos) e a outra foi alvo de 5 foguetes (iranianos). Um americano ficou ferido e “está estável”.
- —
—
(em atualização)
(em atualização / em andamento)