Ex-ministro Joaquim Barbosa, eleitor de Lula, diz que o Brasil está “acéfalo” e que o presidente “é incapaz de liderar o país”

Joaquim Barbosa, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal | Imagem por Gil Ferreira/Agência CNJ (CC)

BRASÍLIA, 24 de junho — O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (2003 ~ 2014) Joaquim Barbosa, que na última eleição divulgou um vídeo pedindo votos para o presidente Lula, usou nesta tarde suas pouco utilizadas redes sociais para fazer críticas ao mandatário brasileiro que o indicou ao STF em 2003.

Segundo Joaquim Barbosa, o país estaria “acéfalo”. Lula, citado na postagem como “omisso” e “conservador à la carte”, seria “incapaz de liderar o país em várias áreas em que poderíamos avançar significativamente se o natural poder de liderança e persuasão conferido ao ocupante da cadeira presidencial fosse inteligentemente usado para fazer avançar certas pautas que nos colocam na vanguarda do obscurantismo”.

O Congresso, segundo ex-ministro que quase disputou duas eleições presidenciais, a última pela sigla PSB, seria “omisso, retrógrado, um horror!”.

“Infelizmente, em inúmeras “questões de sociedade”, o país é acéfalo. O Congresso, omisso, retrógrado, um horror! O Presidente da República, também omisso em muitas questões, em cima do muro em outras, conservador ‘à la carte’, é incapaz de liderar o país em várias áreas em que poderíamos avançar significativamente se o natural poder de liderança e persuasão conferido ao ocupante da cadeira presidencial fosse inteligentemente usado para fazer avançar certas pautas que nos colocam na vanguarda do obscurantismo” -Joaquim Barbosa

Antes disso, o último comentário de Joaquim Barbosa sobre Lula em suas redes sociais ocorreu após a eleição de 2022, quando o ex-magistrado o parabenizou afirmando que “venceram a Democracia, a civilidade, a reverência às normas consensualmente estabelecidas para reger o bom funcionamento da sociedade”.

Durante a campanha, em setembro de 2022, Joaquim Barbosa gravou um vídeo pedindo votos ao petista.

No vídeo, para justificar o voto em Lula, Barbosa disse que o então presidente Jair Bolsonaro “não é um homem sério”, que “não serve para governar um país como o nosso” e que “nas grandes democracias, Bolsonaro é visto como um ser humano abjeto, desprezível”.

Lula ainda não comentou publicamente sobre as falas de Barbosa.


(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Em coletiva, Lula admite que pediu a Xi Jinping intervenção no TikTok no Brasil e apoio do regime chinês na regulamentação das redes sociais

PEQUIM, 14 de maio — Ao ser questionado pela mídia brasileira durante uma coletiva de imprensa na China sobre um suposto desconforto causado por Janja Silva em um jantar que aconteceu na noite de ontem com Xi Jinping e sua esposa Peng Liyuan, o...