Ex-ministro Joaquim Barbosa, eleitor de Lula, diz que o Brasil está “acéfalo” e que o presidente “é incapaz de liderar o país”

Joaquim Barbosa, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal | Imagem por Gil Ferreira/Agência CNJ (CC)

BRASÍLIA, 24 de junho — O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (2003 ~ 2014) Joaquim Barbosa, que na última eleição divulgou um vídeo pedindo votos para o presidente Lula, usou nesta tarde suas pouco utilizadas redes sociais para fazer críticas ao mandatário brasileiro que o indicou ao STF em 2003.

Segundo Joaquim Barbosa, o país estaria “acéfalo”. Lula, citado na postagem como “omisso” e “conservador à la carte”, seria “incapaz de liderar o país em várias áreas em que poderíamos avançar significativamente se o natural poder de liderança e persuasão conferido ao ocupante da cadeira presidencial fosse inteligentemente usado para fazer avançar certas pautas que nos colocam na vanguarda do obscurantismo”.

O Congresso, segundo ex-ministro que quase disputou duas eleições presidenciais, a última pela sigla PSB, seria “omisso, retrógrado, um horror!”.

“Infelizmente, em inúmeras “questões de sociedade”, o país é acéfalo. O Congresso, omisso, retrógrado, um horror! O Presidente da República, também omisso em muitas questões, em cima do muro em outras, conservador ‘à la carte’, é incapaz de liderar o país em várias áreas em que poderíamos avançar significativamente se o natural poder de liderança e persuasão conferido ao ocupante da cadeira presidencial fosse inteligentemente usado para fazer avançar certas pautas que nos colocam na vanguarda do obscurantismo” -Joaquim Barbosa

Antes disso, o último comentário de Joaquim Barbosa sobre Lula em suas redes sociais ocorreu após a eleição de 2022, quando o ex-magistrado o parabenizou afirmando que “venceram a Democracia, a civilidade, a reverência às normas consensualmente estabelecidas para reger o bom funcionamento da sociedade”.

Durante a campanha, em setembro de 2022, Joaquim Barbosa gravou um vídeo pedindo votos ao petista.

No vídeo, para justificar o voto em Lula, Barbosa disse que o então presidente Jair Bolsonaro “não é um homem sério”, que “não serve para governar um país como o nosso” e que “nas grandes democracias, Bolsonaro é visto como um ser humano abjeto, desprezível”.

Lula ainda não comentou publicamente sobre as falas de Barbosa.


(Matéria em atualização)

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

- PUBLICIDADE -spot_img

Matérias Relacionadas

O Apolo nas redes sociais

O Apolo Brasil no Instagram

O Apolo Brasil no Telegram

O Apolo Brasil no X

O Apolo Brasil no TikTok

O Apolo Brasil no Facebook

O Apolo Brasil no Threads

- NOVIDADE -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Leia mais

Supremo estabelece tese e descriminaliza o porte de até 40 gramas de maconha em todo o território nacional

BRASÍLIA, 26 de junho — Sob críticas do Congresso por uma invasão de poderes, o Supremo Tribunal Federal, por maioria, fixou nesta tarde a tese que descriminaliza o porte de até 40 gramas de maconha “ou seis plantas fêmeas” de cannabis sativa para uso...